Pandemia
Cerca de 20% das pessoas com a vacinação agendada não comparecem a postos para se imunizar em Nova Serrana

A campanha de vacinação contra Covid-19 segue progredindo em todo o país. A vacinação que ocorre em constante progressão em Nova Serrana já está imunizando com as primeiras doses populares com idade a partir de 35 anos. Contudo os resultados obtidos na campanha ainda estão aquém das demais cidades da região, e o comprometimento da população com a imunização é o grande responsável por esse cenário.
Conforme apurado, o município de Nova Serrana recebeu até o momento, 47.465 doses de vacinas, e segundo exposto pelo vacinômetro até a última segunda-feira, dia 26 de julho foram ministradas, 20.614 primeiras doses, 5.494 segundas doses e 301 doses únicas.
Público Alvo
Quando analisados os dados do município se percebe que quanto ao Público Prioritário o município imunizou até o momento apenas 78,25% com a primeira dose e 22% com a segunda dose.
Para se ter uma ideia da baixa média de imunização registrada em Nova Serrana, nas cidades de Divinópolis e Pará de Minas, 100% do Público Prioritário já recebeu a primeira dose da imunização, e ainda 43,30% e 22% já receberam a segunda dose da vacina.
Seguindo o comparativo de Nova Serrana com as três maiores cidades da região, o município de Itaúna também registra resultados mais positivos, tendo vacinado até o dia 15 de julho o percentual de 61% do público prioritário com primeira dose e 32,45% com a segunda dose.
População adulta
No que tange a população adulta, ou seja, com idade acima de 18 anos, a cobertura de Nova Serrana também é a menor das quatro cidades até o momento. Segundo o Vacinômetro, 27,02% dos adultos de Nova Serrana foram vacinados com a primeira dose e 7,60% foram imunizados com a segunda dose.
Já se tratando das outras três maiores cidades da região, Divinópolis imunizou até o dia 26 de julho, 61,32% da população adulta com a primeira dose e 24,93% com a segunda, Itaúna vacinou 56,54% com a primeira dose e 18,42% segunda dose enquanto Pará de Minas registrou a cobertura de 58,63% e 19,95%, com a primeira e segunda dose, respectivamente.
População deve fazer sua parte
Diante dos dados levantados junto ao portal do Governo de Minas, a reportagem deste Popular entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, que por sua vez atendeu a nossa reportagem e informou que o município tem vivenciado um alto percentual de desistência do agendamento.
Segundo informado pela secretária, atualmente cerca de 20% dos agendamentos feitos para o recebimento das doses das vacinas contra Covid-19, se ausentam da aplicação das doses da vacina.
“Temos tido um índice de absenteísmo, ou seja, de pessoas que agendam e não comparecem em torno de 20%, o que consideramos alto”.
A secretária também informou que “outra dificuldade que estamos tendo é relacionado a um grande número de pessoas que não estão retornando para tomar a segunda dose”.
Ainda de acordo com Sbampato, “diante disso o município está montando uma campanha para fazer um chamamento destas pessoas, visando assim conscientizar a população da importância do comparecimento após o agendamento e ainda, o retorno para a ministração da segunda dose, para que assim o processo da imunização seja concluído”. Finalizou a secretária.
Vacinação em Minas e no Brasil
De acordo com os dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde, até o último dia 27 de julho Minas Gerais ministrou a primeira dose em 9.506.803 de populares, a segunda dose foi aplicada em 3.282.938 pessoas e 359.949 cidadãos foram imunizados com a dose única.
Na regional de Divinópolis, composta por 53 municípios, entre eles Nova Serrana, 553.462 primeiras doses foram aplicadas, 180.895 populares receberam as segundas doses e 25.237 doses únicas foram ministradas.
Quanto aos dados nacionais, conforme apurado no vacinômetro 48,1% da população brasileira foi imunizada com a primeira dose da vacina, o que corresponde a 101.534.282 pessoas, e ainda 38.880.731, ou seja, 18,4% da população brasileira já foi totalmente imunizada.
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER