Religião

Celebrações nas paróquias São João Bosco, São Geraldo e São Sebastião retornam no dia 20 de junho

Publicado

em

As missas e celebrações da palavra nas três paroquias centrais de Nova Serrana retornam na próxima semana. O anuncio foi oficialmente comunicado a imprensa na última quarta-feira, pelo Padre Hélio, da Paróquia São Sebastião.

Conforme informado por padre Hélio, a decisão foi tomada de forma conjunta entre os três sacerdotes das Paróquias São João Bosco, São Geraldo e São Sebastião, seguindo as diretrizes e orientações do Bispo Dom José Carlos de Souza Campos.

“É com muita alegria que nós Paróquias de Nova Serrana estamos nos preparando par retomada das celebrações litúrgicas missas e celebrações da palavra, de acordo com as novas recomendações diocesanas em tempo de pandemia, as orientações de nosso Bispo Diocesano. Primeiramente é importante ressaltar que vamos voltar, mas com todos os cuidados, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias de saúde, cumprindo rigorosamente aquilo que está colocado como recomendação ou normas de nosso município”.

Segundo Padre hélio, serão retomadas as celebrações litúrgicas, “mas as outras atividades pastorais, encontros, catequeses, formações, nada disso voltará agora, e mesmo as celebrações das missas e celebrações da palavra, sabendo assim que não queremos colocar a saúde e vida de ninguém em risco, queremos a retomada, mas sabemos que vai ser um processo.

Seguindo a orientação do Dispo Diocesano a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de junho, já estão autorizadas as celebrações contudo, conforme decidiram em comum acordo as paróquias, “aqui em Nova Serrana, as celebração em nossas matrizes, aqui da região central, nós tivemos uma reunião, Padre João, do Planalto, Paróquia São João Bosco, Padre Antônio, do Romeu Duarte, Paróquia São Geraldo e eu, Padre Hélio, da Paróquia São Sebastião, e nós decidimos que vamos voltar as celebrações das missas no sábado, dia 20 de junho”.

De acordo com as informações repassadas no sábado dia 20 já teremos as missas como também no domingo, cada paróquia vai divulgar em suas redes sociais os horários e o modo de como fazer para participar.

Foi lembrado por Padre Hélio “que em todas as paróquias nos vamos exigir o uso de máscaras, terá álcool em gel na porta, vamos limitar obviamente, o numero de pessoas para garantir o distanciamento necessário para evitar assim o contagio. De modo que vamos então retomar as atividades celebrativas, mantendo todos os cuidados necessários. Vai ser um processo, nesse início não irá dar para contemplar todas as pessoas, é natural que nem todas as pessoas poderão participar nesse primeiro momento, porém a gente conta com a compreensão de todos para que a gente possa ir se adequando e vivendo esse processo de retomada das celebrações”. Salientou o sacerdote.

Celebrações na Paróquia São Sebastião

Responsável pela Paróquia São Sebastião, Padre Hélio informou que haverá 09 celebrações entre os dias 20 e 21 de junho na igreja central. “Nós teremos no sábado dia 20, três missas, e no domingo, dia 21 seis missas ou celebrações da palavra com santa eucaristia. Durante a semana sem pressa, sem correria, sem tumulto, iremos divulgar os horários das missas de sábado e domingo, bem como o modo de participar”.

Visando a segurança dos fieis, foi informado pelo Padre, que na Matriz de São Sebastião serão distribuídos ingressos que irão estabelecer ao certo o número de participantes por cada celebração.

“Para garantir o distanciamento das pessoas, nós vamos limitar o número de participantes, quem desejar participar das missas deverá passar na secretaria da paróquia e retirar o seu ingresso. Para cada missa no ingresso que será entregue na entrada da igreja, estará especificado o dia e horário da missa, então a pessoa irá participar daquela missa, ela não pode pegar o ingresso por exemplo, para ir a missa no sábado e comparecer ao domingo, ela não vai entrar. Isso é para que a gente possa garantir o número de pessoas para manter o distanciamento, para que não aconteça tumulto na entrada da igreja da Matriz. Se a pessoa sair de casa sem o seu ingresso ela sabe que não vai entrar então ela não vai ter que voltar chateada, ela já sabe que não vai entrar nessa vez, mas ela sabe que durante a semana ela poderá se preparar e voltar a participar”.

Foi também orientado por Padre Hélio, que os populares que se enquadram no grupo de risco da pandemia não participem das celebrações presenciais, e ainda foi exposto que as celebrações terão um tempo menor de duração e que todos os cuidados para com a saúde e a vida serão tomados.

“A gente pede que as pessoas do grupo de risco não venham, que rezem em casa. A gente pede também que as pessoas não venham a missa ao sábado e ao domingo, pois estará impedindo outra pessoa de participar, então a gente vai se organizar dessa forma. Durante a semana vamos divulgar e as pessoas poderão passar na secretaria, retirar o ingresso, para que assim possamos organizar a entrada para as missas e garantir o distanciamento das pessoas dentro da igreja. As missas serão menores, mais rápidas e repito, mantendo todos os cuidados necessários, todas as orientações, para esse tempo de pandemia”.

Foto: Diocese Divinópolis

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Tendência

Sair da versão mobile