Conecte-se Conosco

Alimentos

Castanha-do-Pará: apenas uma unidade ao dia já ajuda a proteger o cérebro

Publicado

em

Foto: abncnuts

Um estudo realizado pela USP, já chegou a demonstrar que a ingestão de uma unidade do alimento, ajudou a repor a deficiência do nutriente em idosos com comprometimento cognitivo leve, o que levou a melhoras em suas funções cognitivas. como fluência verbal e a chamada práxis construtiva, que envolve capacidades como execução motora, atenção, compreensão da linguagem e conhecimento numérico. Com informações de @nutrievandrodoriquetto.

A falta da substância realmente está relacionada ao declínio cognitivo, à redução da fluência verbal e a alterações de humor.

“O selênio participa da fabricação de uma enzima chamada glutationa peroxidase, que tem forte ação antioxidante, combatendo os efeitos danosos dos radicais livres. Essas moléculas causam agressão e destruição dos neurônios”, descreve o médico. Quando os radicais livres saem de cena, cai o risco de surgimento de doenças provocadas pela degeneração dos neurônios, como Alzheimer e Parkinson.

E, para obter todos esses benefícios, a especialista concorda que comer uma única castanha por dia de forma regular – ou de duas a três em dias intercalados – é o suficiente.

A oleaginosa é o alimento mais rico em selênio. Para ter ideia, uma unidade oferece, em média, de 200 a 400 microgramas – bem mais do que as 55 microgramas recomendadas diariamente para um adulto.

Além disso, a composição dessa oleaginosa brasileira é muito importante para a saúde do coração: “Ela conta com gorduras do bem, como as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, que evitam a deposição do mau colesterol nos vasos”,.

Ajudar na perda de peso

Por ser necessário para o bom funcionamento da tireoide, o selênio ajuda na perda de peso. Isso porque esse mineral ajuda a prevenir o hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que diminui o metabolismo, favorecendo o ganho de peso.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política