Policial
Casal é suspeito de realizar postagens criminosas nas redes sociais em Minas
A Polícia Civil de Minas investiga um casal que estaria realizando postagens criminosas na internet, em Janaúba, na região Norte do estado. Sete vítimas formalizarem denúncias contra um perfil de rede social que estava utilizando do anonimato para denegrir a imagem e a honra das vítimas. Com informações de Hoje em Dia.
De acordo com a delegada responsável pela investigação, Márcia Miguel Meira, o casal contava com mais de quatro mil seguidores na página em que cometia os crimes cibernéticos. Com o avanço do inquérito policial, a autoridade representou pela quebra de sigilo de dados do perfil e sua retirada do ar, sendo o pedido deferido pela Justiça.
“Contudo, com o encerramento da conta, outra foi criada pelo titular do perfil que publicou as mesmas mensagens da página antiga e, ainda, realizou novas postagens criminosas”, informou a delegada.
Assim que os policiais tiveram acesso ao compartilhamento das informações do perfil criado pelos investigados, os dois envolvidos foram identificados, e os oficiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências e lanchonete deles. Nos locais, foram apreendidos celulares, um notebook e duas réplicas de arma de fogo. Durante a ação, o novo perfil criado também foi retirado do ar.
Os suspeitos respondem pelos crimes de calúnia, injúria e difamação, duas vezes para cada vítima, já que eles reiteraram na prática criminosa com a criação do novo perfil e novas postagens. Segundo a delegada, a Operação Foutriquet, do francês, faz alusão ao nome do perfil criminoso, indicando que quem faz futrica com a vida dos outros não merece ser levado em consideração.