Conecte-se Conosco

Ação Parlamentar

“CAPITAL MINEIRA DA CERÂMICA VERMELHA”. DEPUTADO FÁBIO AVELAR PROPÕE TÍTULO OFICIAL PARA IGARATINGA

Publicado

em

Projeto de Lei, de autoria do parlamentar, baseia-se na relevância econômica, social e cultural que a cerâmica representa para Igaratinga e para Minas Gerais

O deputado Fábio Avelar protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no último dia 9, o Projeto de Lei (PL) 229/2023, que declara Igaratinga como a “Capital da Cerâmica Vermelha” no Estado.

“Precisamos oficializar o título, uma vez que o município já é conhecido como a ‘Capital Mineira dos Tijolos’. Nosso projeto baseia-se na relevância econômica, social e cultural que a cerâmica representa para a sociedade igaratinguense e, principalmente, por ser a cidade privilegiada pela abundância dos recursos naturais que permitem a transformação da matéria-prima em produtos comercializáveis, empregos e outras riqueza para o município e para Minas Gerais”, explica o deputado Fábio Avelar.

Igaratinga, que está localizada no Centro-Oeste mineiro, a 90 km da capital mineira, possui variada gama de argilas, de reconhecida qualidade, encontradas em seu solo. Devido a isso, a economia local foi historicamente se moldando e se consolidando a partir da exploração da argila encontrada na região, tornando-se hoje um dos principais fatores de desenvolvimento do município.

“Temos um número elevado de fábricas de cerâmicas vermelhas, destinadas à produção de tijolos para a construção civil e outros artefatos, responsáveis por movimentar a economia no Estado e pela maior geração de empregos, diretos e indiretos, no município”, garante o deputado Fábio Avelar.

O PL 229/2023 será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e à Comissão de Desenvolvimento Econômico. Se aprovado, seguirá para votação, em dois turnos, no Plenário da ALMG

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade