Esportes
Campeão em 2013, Cuca busca 10ª vitória em Libertadores pelo Galo
Fora de beira do gramado na estreia, por conta da suspensão, o treinador tenta dar início a campanha vitoriosa para repetir campanha de 2013
A campanha do Atlético na Copa Libertadores 2021 começa nesta quarta-feira (21) no duelo contra o Deportivo La Guaira no estádio Olímpico da Universidade da Venezuela, em Caracas, às 19h. Com pouco mais de um mês no cargo e apesar dos 80% de aproveitamento, o técnico Cuca chega para a partida pressionado por bons resultados, por conta da queda de rendimento em campo. O treinador, campeão da América em 2013 pelo clube, disputa a 15ª partida na competição pelo Galo e busca a 10ª vitória, mas não estará na beira do gramado, porque cumpre suspensão.
Naquela campanha de 2013, Cuca espantou a fama de azarão ao conquistar o primeiro título da competição continental da carreira. O treinador deu alegrias ao torcedor atleticano que viu seu time chegar ao topo da América também pela primeira vez. Dos 14 jogos em que Cuca comandou o Galo em Libertadores – todos em 2013-, o treinador venceu nove, empatou dois e perdeu três. O objetivo nesta temporada é conquistar o bicampeonato da Liberta e, para isso, Cuca quer o primeiro lugar do Grupo H.
“O pensamento agora é na Libertadores. São seis semanas diretas de jogos da Libertadores. Seis semanas diretas, intercaladas com semifinal e, se Deus quiser, final do Mineiro. A gente tem que estar ligado ao máximo. A gente sabe que ser o primeiro (do grupo) traz vantagens, benefícios de jogar o segundo jogo em casa depois. Vamos em busca disso. Nosso grupo é um grupo complicado, mas a gente tem confiança no nosso trabalho, no desenvolvimento e no entendimento do que é a Libertadores, pra buscar o primeiro lugar”, afirmou o treinador.
O adversário do Galo é quase um novato na competição. Disputou pela primeira vez em 2019, mas não chegou à fase de grupos. Campeão venezuelano na última temporada, o La Guaira é um dos times mais promissores do país, mas entrou em campo apenas uma vez nesta temporada. No dia 11 de abril empatou em 0 a 0 com o Aragua na estreia do campeonato nacional.
“O rival está estudado. Eles têm um jogo só (na temporada). Dentro desse jogo, a gente analisou o time deles, a forma que eles jogam. Tiramos informações. A gente tem o Savarino, que também é de lá. Não jogou (contra o Boa) por estar com um desconforto. Vamos ver se ele vai estar melhor pra ir pro jogo”, afirmou Cuca.
O treinador alvinegro, desde que chegou ao Galo em março, ainda não repetiu uma escalação. Com variações em todos setores do campo, o meio e o ataque são os com mais indefinições. Apesar disso, o treinador tem alguns jogadores com “cadeiras cativas”. O atacante Keno, por exemplo, foi titular em todos jogos com o treinador. Hulk, Savarino, Eduardo Vargas e Eduardo Sasha disputam as outras vagas.
O meio de campo do Galo também está cheio de vagas indefinidas. Sem Jair, lesionado, viajaram para Venezuela, Allan, Dylan Borrero, Hyoran, Nacho Fernández, Tchê Tchê e Zaracho. Alan Franco e Calebe não foram por opção técnica. Nacho só não foi titular contra o Pouso Alegre, porque foi poupado para o clássico com o Cruzeiro e deve ser titular. Tchê Tchê, contratação a pedido de Cuca, também deve estar presente no time principal, apesar de ainda não ter feito uma grande atuação.
Provável Atlético: Everson; Guga, Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê (Matias Zaracho) e Nacho Fernández; Hulk (Savarino), Keno e Eduardo Vargas (Sasha)
Provável La Guaira: Carlos Osles; Jon Aramburu, La Mantía, Pernía e Cumana; Peña, Arles Flores e Carlos Cermeño; Ocanto, Ortíz e Dawin González. Técnico Daniel Farías
FICHA TÉCNICA
Deportivo La Guaira x Atlético
Motivo: 1ª rodada Grupo H Copa Libertadores
Data: 21 de abril de 2021
Horário: 19h
Transmissão: Conmebol TV
Local: Estádio Olímpico da Universidade da Venezuela, Caracas, Venezuela
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Árbitro Assistente 1: Ezequiel Brasilovsky (ARG)
Árbitro Assistente 2: Pablo González (ARG)
- Fonte: O Tempo