Conecte-se Conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Câmara prepara cursos para ajudar idosos a usar as tecnologias e evitar golpes

Publicado

em

Aplicativos de bancos e do INSS, além de redes sociais, estão na programação

A Câmara de Nova Serrana está trabalhando para iniciar as aulas da Escola do Legislativo e uma novidade na programação de atividades para 2023 é a implantação do curso que envolve o uso das redes sociais e aplicativos para celulares smartphones, tendo como público específico os idosos do município.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Alessandro Virgolino Firmino Campos Lemos, o objetivo é auxiliar os idosos que possuem mais dificuldades para lidar com as tecnologias. As aulas irão abranger o uso prático das plataformas de redes sociais como o Facebook e o Instagram, e também aplicativos de mensagem como o Whatsapp, além de aplicativos de bancos, de transporte e do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

A Mesa Diretora da Câmara, presidente vereador Guilherme Tinik (AVANTE), vice-presidente Dué (PSD), 1ª secretária Tainá Zumerli (CDD), e o 2º secretário Cleiton Surf Star (PSC), destacam que é muito grande o grande número de golpes aplicados através das tecnologias, e principalmente pelo fato de os idosos estarem entre as vítimas preferenciais de golpistas no ambiente virtual, e por esta razão, este será outro ponto de abrangência do curso que a Câmara disponibilizará.

As aulas terão início no mês de março e, inicialmente, serão 15 vagas que já foram preenchidas através de uma parceria com o Centro de Convivência do Idoso ‘Dona Derci Carmélia Preto’.

O presidente da Câmara, vereador Guilherme Tinik (AVANTE), destaca que a Câmara vem sempre buscando incluir pessoas de todas as faixas etárias nas atividades legislativas e que esse curso será uma forma de contribuir com a inclusão.

“A Escola do Legislativo está inovando em suas ações buscando um método didático e dinâmico para ajudar os idosos a compreender o uso das tecnologias e facilitar o dia-a-dia deles, evitando que caiam em fraudes e golpes. Todos os vereadores entendem o quanto a segurança digital é essencial para todos, principalmente para os idosos, inclusive este tema já foi o foco de um projeto de lei aprovado na Câmara”, enfatizou o presidente Guilherme, informando também que a Câmara irá disponibilizar o transporte dos idosos e o lanche.

O diretor da Escola também esclareceu que essa primeira turma será como projeto piloto e que os vereadores já sinalizaram a ampliação do curso em breve para contemplar mais idosos, orientando cada vez mais pessoas da 3ª idade a usarem os dispositivos digitais.

“O curso será bem prático e com ele, as pessoas com idade na faixa de 60 anos poderão entender melhor as funcionalidades dos dispositivos. Hoje em dia muitas coisas podem ser resolvidas pelos aparelhos como chamar um taxi ou outro veículo de transporte, pedir comida, fazer compras e pagar contas, verificar questões relacionadas à pensão e aposentadoria, além da própria comunicação e acesso às informações”, destacou Alessandro.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade