Câmara Municipal de Nova Serrana

Câmara prepara atividades do Parlamento Jovem 2022

Publicado

em

A Câmara de Nova Serrana participa do Programa Parlamento Jovem de Minas desde o ano de 2011, promovendo o debate sobre temas de suma importância para toda a sociedade, com estudantes do ensino médio. Em 2020/2021, devido à pandemia, as atividades estiveram estagnadas no nosso município, mas em 2022 a Câmara já iniciou todo o procedimento para realizar a etapa municipal, que terá prosseguimento com a etapa estadual e, posteriormente, com a etapa estadual, discutindo o tema: Saúde Mental do Jovem.

Os coordenadores do Programa Parlamento Jovem em Nova Serrana – edição 2022, Bárbara Helen Sales Santos e Anderson Andrade, estiveram nesta segunda-feira (07/02) em uma reunião com a diretora da Escola Estadual Antônio Martins, Lilian Franco e com o professor Reginaldo Silva, para reafirmar a parceria com a instituição de ensino, permitindo que os jovens do 2º ano participem do programa e desenvolvam as atividades para elaboração das propostas acerca do tema, sempre levando em consideração o contexto de todo o estado de Minas Gerais.

Em breve, a Câmara de Nova Serrana realizará a abertura oficial das atividades do Programa Parlamento Jovem 2022. Para o presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), restabelecer o programa após a pandemia é extremamente significativo, pois através dele, assim como os demais da Escola do Legislativo, a população tem um contato mais direto com as políticas públicas que representam muito para a população. “Será uma enorme satisfação ver os jovens discutindo um tema tão importante quanto a ‘saúde mental’, principalmente no ambiente Legislativo que tem essa função de estabelecer o diálogo direto entre os anseios da sociedade e as definições do futuro da nossa cidade, região e estado”, destacou o vereador.

Entenda mais sobre o programa Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de Câmaras Municipais do Estado, com o apoio da PUC Minas.

A cada ano, os professores, vereadores e servidores das Câmaras Municipais de todo o estado, que atuam como coordenadores do projeto estudam e discutem o tema com os alunos. O programa envolve a realização de oficinas, palestras e outras atividades, para as quais geralmente são convidados especialistas no tema da edição para falarem aos estudantes do ensino médio.

O projeto que tem início nos municípios é finalizado em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas – ALMG, quando ocorre a discussão e votação das propostas elaboradas por todos os participantes. Ao longo de todo o ano, a temática é trabalhada em diversos tipos de atividades e dinâmicas. Nesse trabalho, os coordenadores do projeto buscam estimular e acompanhar o crescimento dos jovens, em termos de consciência sobre a política em discussão e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

A meta final é a elaboração de propostas sobre a política pública em discussão. Essas propostas vão sendo aprimoradas e votadas em cada etapa, até a fase final, quando passam a integrar um documento que é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. Ali as sugestões são analisadas e podem originar vários desdobramentos concretos para a sociedade.


Tendência

Sair da versão mobile