Conecte-se Conosco

Colunistas

Câmara mortuária – Unidade de saúde Belvedere – Não a Unimed – Administração fazendária

Publicado

em

CÂMARA MORTUÁRIA – UNIDADE DE SAÚDE BELVEDERE – NÃO A UNIMED – ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

O Executivo municipal tornou público à revogação do processo licitatório 071/2020, o qual previa a aquisição de cestas básicas que seriam distribuídas aos alunos da rede municipal de ensino dentro do período de pandemia causado pela COVID-19. De acordo com o próprio Executivo a revogação se deu por fato superveniente ocorrido no transcurso da licitação, o que tornou a contratação inoportuna e/ou inconveniente. Esclarecimentos mais pontuais deverão ser dados em breve.

CÂMARA MORTUÁRIA

De acordo com o processo licitatório 074/2020, prepara-se a administração municipal para adquirir uma câmara mortuária (tipo geladeira) com serviços de instalação para guarda e conservação de cadáveres em atendimento a necessidade do velório municipal. Restam melhores esclarecimentos se a referida contratação tem por justificativa o momento de pandemia vivida ou se trata mesmo de uma necessidade rotineira do velório local.

COVID PELO INTERIOR

Estados como São Paulo e Rio de Janeiro têm vivido dias tensos quando se trata de saúde. Depois de atingir especialmente as regiões metropolitanas destes dois estados, a Covid-19 tem avançado pelo interior. Com capacidade de leitos inferior as regiões metropolitanas, especialmente quando se trata de urgência e emergência, ambos vêm lutando para equipar e disponibilizar mais leitos de terapia intensiva a população.

IRMÃ DULCE

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nascida em Salvador na Bahia, conhecida como Irmã Dulce, por suas ações humanitárias de caridade e assistência aos desfavorecidos, recebeu o titulo de Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia. Ainda muito jovem, generosa e visionária utilizava-se da casa dos pais, acolhendo pessoas enfermas. No local onde era um galinheiro, foi construído o Hospital Santo Antônio, que nos dias atuais, atende em média cinco mil pessoas diariamente, se tornando umas das importantes unidades de saúde do estado da Bahia.

UNIDADE DE SAÚDE BELVEDERE

A atual gestão municipal comunicou recentemente, que as obras da primeira etapa da unidade de saúde prevista pela gestão passada, terão seus trabalhos retomados. De acordo com a gestão passada, o projeto de sua autoria, previa três fases de implantação e que ao final contemplaria um hospital público municipal, que pudesse atender as famílias carentes e de baixa renda. A área institucional destinada à implantação da unidade de saúde, localizada no bairro Belvedere tem aproximadamente vinte e cinco mil metros quadrados, ou seja, cinco vezes mais que a área ocupada pelo hospital particular Santa Monica que será instalado na cidade. Se bem elaborado e trabalhado recursos junto aos governos federal e estadual, o espaço poderia oferecer condições para implantação de uma unidade de saúde local de referência, como em poucas cidades do centro oeste de Minas.

EXTENSÃO DO EXECUTIVO

Em mais uma reunião ordinária tensa do legislativo municipal, não por uma pauta polêmica, mas pela postura de alguns edis, restou claro o descontentamento de diversos vereadores com a forma impositiva com que foi tratada pelo atual Presidente do legislativo municipal a cessão de veículos ao executivo municipal. Após a leitura de uma nota oficial do legislativo municipal feita por seu Presidente, o vereador Cabral (Pros), demonstrando todo seu desconforto e insatisfação com a condução da referida cessão, afirmou que enquanto estiver vereador, não admitirá que a Casa Legislativa seja tratada como uma secretaria do executivo municipal, entendendo por bem, ainda no inicio da reunião abandonar o plenário legislativo.

NÃO A UNIMED

Utilizando-se de um dos grupos de Watts App deste Jornal “O Popular”, informou um representante do Hospital Santa Monica em Nova Serrana, que na data de 13/05/2020, ficou definido que a futura unidade hospitalar do grupo em Nova Serrana não atenderá pacientes que tenham convênios com a Unimed. A nota curta, não informa se a unidade atenderá pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) ou de outros convênios. Ao final o representante apenas destaca que “estou à disposição para qualquer dúvida sobre nosso plano (saúde vida)”. Dentro de grupos de noticias e debates, a repercussão pela postagem sofreu diversas criticas, haja vista que segundo alguns participantes, a unidade de Divinópolis atende a diversos convênios. Há quem entenda que entidades como OAB, PROCON e Ministério Público poderão averiguar em um futuro a decisão.

ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

A Administração Fazendária (AF) de Nova Serrana, está transferindo seu atendimento para a cidade de Bom Despacho. De acordo com informações preliminares o contrato de locação do imóvel ao qual a unidade estava instalada, encontra-se vencido e que o governo de Minas, em virtude da pandemia da Covid-19 e das dificuldades financeiras pelas quais vem passando, tem suspendido as renovações de contrato. Segundo a fonte, a Administração Municipal de Nova Serrana foi procurada, porém respondeu negativamente quanto a um amparo a questão. Requerida a intervenção do Deputado Estadual Fabio Avelar, o mesmo relatou preocupação com o fato e prometeu intervenção junto ao governo do estado de Minas, a fim de reverter à situação. É impensável que uma cidade progressista e arrojada como Nova Serrana, com aproximadamente cem mil habitantes e milhares de empresas entre indústrias, comércios e serviços tenha que deslocar a Bom Despacho para resolver questões tributárias junto ao Estado.

GADO OU JUMENTO

No momento que vivemos oposições radicais, a intolerância política tem prevalecido nos discursos, sejam eles de autoridades atuais, passadas ou mesmo de seus seguidores. Se você é da esquerda ou declaradamente eleitor do ex-presidente Lula, não se assuste se for chamado de “Jumento”, porém se você simpatiza com a extrema direita, mais precisamente com atual mandatário Jair Bolsonaro é bem provável que pela esquerda seja tratado por “Gado”.  O extremismo chega a ser tamanho que os radicais sequer percebem que não ser esquerda não significa ser direita, ou vice versa, porém a intolerância prevalece, enquanto vamos vivendo dias de autoridades (insanas) obsecadas pelo poder e que enquanto cidadãos entendemos ser certo ou errado é simplesmente censurado (ou esculhambado), por ideologias náufragas, de interesse próprio, corrompidas pelo sistema.

FRASE DA SEMANA

“… Eu perguntei ao Willian, eu perguntei ao Pastor Giovanni, se eles da mesa diretora sabiam que esse carro tinha ido, nenhum deles sabiam, o senhor não apresentou esse ato para eles. O abuso de autoridade que está atrapalhando o senhor. O senhor fez uma falta de respeito a nossa comissão, a mesa diretora e cometeu abuso de poder. Se a casa é a mesma da prefeitura, passe os pagamentos para lá para pagarem para gente, isso aqui não é uma secretaria da prefeitura”.  Vereador Cabral – Pros Nova Serrana.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política