Conecte-se Conosco

Cultura

Câmara e Irmandade do Rosário buscam a preservação da cultura de Nova Serrana

Publicado

em

Foto: Câmara de Nova Serrana

Alguns pontos da cidade de Nova Serrana são muito característicos e possuem em sua essência a função da representatividade histórica e cultural da sua população, este é o caso da Capelinha do Rosário, localizada na área central do município. A Capela é um patrimônio de seus moradores e precisa ser preservada. Diante disso, o presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD) e membros da diretoria da Irmandade do Rosário, Alvimar Francisco e Sidney Francisco, estiveram em reunião na Diocese de Divinópolis, buscando meios de estabelecer legalmente uma parceria entre a Mitra, a Irmandade do Rosário, a Paróquia de Nova Serrana e o Poder Público para a reforma completa da capelinha.

A reunião ocorreu com o Padre Paulo Sérgio e ao apresentar a propostas e esclarecer algumas das questões legais e burocráticas, a comissão de Nova Serrana apresentou também algumas imagens do projeto arquitetônico já em fase de elaboração e quase finalização, para a apreciação do padre. O projeto já é de conhecimento do padre responsável pela paróquia nova-serranense, Elisvaldo Camilo de Souza, e está sendo desenvolvido pelo arquiteto Felipe Ferreira Duarte Ferreira, que é integrante do Conselho de Artes Sacras da Diocese.

Um dos destaques da reforma é que, além de recuperar o bem público e preservá-lo para as futuras gerações, o projeto visa também resgatar a identidade da Paróquia, através dos traços arquitetônicos que rememoram a antiga Igreja Matriz de São Sebastião, localizada no centro de Nova Serrana.

É importante destacar que todo o projeto será entregue para avaliação e aprovação do Bispo Dom Geovane, mas as tratativas estão sendo feitas no intuito de se acelerar os procedimentos, garantir os recursos necessários, para enfim, dar início às obras para reformar a Capelinha do Rosário de Nova Serrana.

O presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), explicou que a Câmara Municipal possui uma grande responsabilidade na preservação de todo o patrimônio cultural do município. Ele também destacou que todos os esforços serão empenhados para que o projeto seja executado o mais breve possível.

“A Câmara de Nova Serrana tem um grande orgulho desta missão de preservar nossas riquezas imateriais como a festa de Nossa Senhora do Rosário e também a Capelinha. Sabemos que há muitos trâmites a serem cumpridos por todas as partes envolvidas, e nosso objetivo em nos reunir na Diocese foi justamente, seguir todos os procedimentos para que possamos fazer os convênios, contratos e o que mais for necessário para a viabilização de recursos através de emendas, da forma que permita o início das obras e para que, em breve, possamos ter o nossa Capelinha reformada e entregue ao benefício dos nossos cidadãos”, expressou Cabral.

Na próxima terça-feira, dia 02/07, a comissão da Irmandade do Rosário se reunirá com o Padre Elisvaldo e com o presidente da Câmara para avançar ainda mais no processo de reforma da capelinha.

(Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Nova Serrana – MG)

Publicidade
Publicidade

Política