Câmara Municipal de Nova Serrana

Câmara de Nova Serrana e voluntários debatem melhorias para a população de rua

Publicado

em

Fotos: Câmara Municipal de Nova Serrana/ Divulgação

Voluntários solicitaram informações e esclarecimentos como: demanda de leitos disponíveis e a atual situação da fila de espera no Centro POP.

Os vereadores da Câmara de Nova Serrana receberam uma série de solicitações de um grupo de voluntários que buscam por melhores condições para os moradores de rua em Nova Serrana. Diante disso, o presidente da Câmara, vereador Guilherme Tinik (AVANTE), convidou a todo os parlamentares e também o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral e a gerente do Centro POP que é a unidade especializada em população em situação de rua para uma reunião que ocorreu na tarde desta quinta-feira (15/06).

Os voluntários presentes apresentaram pedidos de informações e esclarecimentos como: a demanda de leitos disponíveis para acolher os cidadãos e a atual situação da fila de espera. Houve questionamentos sobre o tempo para que o acolhido no Centro POP que conseguir emprego tem para deixar o local, mesmo não tendo ainda estabilidade para manter uma residência. Os voluntários também perguntaram sobre os procedimentos e a necessidade de ampliação do sistema de triagem para encaminhar os moradores de rua que apresentarem o desejo de receber atendimento em estabelecimentos de tratamento terapêutico, assim como o auxílio para dar entrada na documentação necessária para tal atendimento. Além disso, falaram sobre a criação de oficinas e outros meios para capacitar os moradores de rua acolhidos no Centro POP para terem a possibilidade de se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho. Pediram também mais apoio da Guarda Municipal no Centro POP. Os voluntários que estão também envolvidos com as pastorais de rua perguntaram sobre melhorias no acompanhamento psicológico e de serviço social para os acolhidos que estão em situação de rua.

O secretário municipal, Gustavo Amaral e a equipe do Centro POP explicaram que o trabalho com moradores de rua é feito através do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua – SEPSR e o Serviço de Acolhimento Provisório.

Geralmente as pessoas em situação de rua formam um grupo heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de uma moradora convencional e que usa espaços públicos como moradia temporária ou permanente.

O Centro POP em Nova Serrana trabalha identificando os indivíduos em situação de rua, possibilitando o processo de saída das ruas e auxiliando na construção de novas relações sociais, permitindo acesso à rede de serviços sociais e benefícios assistenciais.

A capacidade de atendimento do Centro POP é de 80 atendimentos por mês e possui também a capacidade de realizar o acolhimento provisório para 22 pessoas, sendo 17 homens e 05 mulheres.

Os vereadores entendem a complexidade de trabalho com as pessoas em situação de rua e, junto ao Poder Executivo, buscará formas de atender às solicitações apresentadas, inclusive houve o convite para que um dos voluntários participe mais ativamente das reuniões mensais com os demais segmentos sociais e políticos que trabalham em prol da causa.

Assessoria de Comunicação

Câmara Municipal de Nova Serrana – MG

Tendência

Sair da versão mobile