Câmara Municipal de Nova Serrana
Câmara aprova campanha para promoção da saúde mental

Durante a reunião ordinária da Câmara realizada nesta terça-feira (11/02), os vereadores aprovaram o projeto de autoria do vereador Laércio Amaral, que tem a proposta de instituir no mês de janeiro a campanha “Janeiro Branco” no município, e o objetivo é promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e do bem-estar emocional, por meio de atividades educativas, culturais, e de saúde pública.
De acordo com o projeto, durante o mês do Janeiro Branco, o poder público promoverá campanhas de sensibilização sobre os cuidados com a saúde mental, priorizando ações como a realização de palestras, seminários e workshops sobre saúde mental e qualidade de vida; Promoção de ações de prevenção ao suicídio, depressão e outras doenças mentais; Divulgação de informações sobre a importância do cuidado com a saúde psicológica, junto a escolas, unidades de saúde e demais espaços públicos.
“O movimento Janeiro Branco, que já é amplamente reconhecido no Brasil, visa despertar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental. O Brasil apresenta uma taxa de suicídio de aproximadamente 6,1 por 100 mil habitantes, com um aumento notável entre jovens e adultos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 9,3% da população brasileira sofre de algum transtorno mental. O estigma em torno da saúde mental ainda é um grande obstáculo, dificultando que as pessoas busquem ajuda. A educação e a conscientização são fundamentais para mudar essa realidade”, declarou o autor do projeto, vereador Laércio Amaral.
A justificativa do projeto também faz menção ao fato de que janeiro é um mês do início do ano, período em que comumente as pessoas fazem uma reflexão sobre o que ficou para trás e o que se desejam alcançar no futuro, tanto no aspecto pessoal quanto profissional, sendo assim, é uma ótima oportunidade para a prevenção da saúde mental.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Nova Serrana – MG