Calçados
Calçadistas brasileiros retornam da Colômbia com expectativas de US$ 1,5 milhão em negócios
Moda, contatos e negócios marcaram a Missão Comercial do Brazilian Footwear na Colômbia. Com a participação de 25 marcas brasileiras de calçados, o evento realizado entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro nas cidades de Cali e Bogotá, deve gerar mais de US$ 1,5 milhão entre vendas efetivadas e alinhavadas. A ação foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante o showroom, os expositores receberam 173 contatos, destes, 128 novos. A expectativa é que sejam comercializados cerca de 143 mil pares, entre vendas realizadas in loco e alinhavadas no evento. De acordo com Carla Giordani, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, o evento proporcionou um atendimento personalizado, realizado por meio do serviço de matchmaking – cruzamento entre ofertas dos expositores e demandas dos compradores – o que o tornou ainda mais efetivo. “Além disso, observamos que a consistência é muito importante, as empresas que participaram anteriormente conseguiram atingir resultados mais expressivos do que na edição passada”, comentou Carla, salientando o interesse dos compradores colombianos pelo calçados brasileiros. Depois de participar do showroom em julho do ano passado, a Parô, de São João Batista/SC, retornou ao evento com o objetivo de estreitar o relacionamento com compradores e abrir novos clientes. “Sabemos que temos bastante potencial de mercado, especialmente no segmento de produtos de maior valor agregado, com informação de moda, diferencial na construção, materiais e cores”, destacou Schirley Booz Sá, gerente de Exportação da Parô. Segundo ela, a Missão proporcionou o encontro com importantes players colombianos e a abertura de dois novos clientes. De olho nas oportunidades, a Pé com Pé, de Birigui/SP, esteve pela primeira vez na ação, que superou as expectativas da empresa. De acordo com o gerente de Exportação, Rodrigo Babeto, a Colômbia se destaca por ser um mercado promissor, com potencial de consumo e grandes players, o que abre espaço para a indústria brasileira. “Nós já trabalhamos na Colômbia na modalidade private label – marca do cliente – e a intenção é aumentar a nossa presença no mercado, além de iniciar o trabalho com marca própria. Durante o showroom, recebemos compradores parceiros e também clientes com interesse em trabalhar com as marcas Pé com Pé e Vitz, e entendemos que estamos no caminho certo”, contou Babeto. A compradora Maria Cristina Rodríguez, gerente de Produto da Comercializadora Arturo Calle SAS, de Bogotá, visitou o showroom em busca de novos fornecedores para o grupo, que já trabalha com mais de dez empresas brasileiras. “No ano passado conhecemos alguns fornecedores e agora queremos iniciar negócios com outros três que fizemos reuniões. A indústria de calçados do Brasil é gigante e traz tecnologia no calçado, oferecendo muito conforto em palmilhas e saltos. E os consumidores sabem que os produtos fabricados no Brasil são sinônimos de conforto e qualidade”, frisou Maria. A compradora ressaltou, ainda, a importância do investimento em sustentabilidade e ESG. “Esse tema é muito importante para nossa companhia e estamos buscando fornecedores alinhados. Não basta ter um produto ecológico, mas possuir processos sustentáveis, desde o trabalho no escritório até o destino final que damos para os resíduos da produção.” Promoção de imagem Informações de mercado A programação contou ainda com um seminário preparatório com informações de mercado, dados econômicos e de comércio bilateral, além de tendências de moda e consumo. Participaram do seminário o chefe adjunto de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Bogotá, Cesar de Oliveira Lima Barrio; a gerente de Desenvolvimento Setorial e líder Comercial de Projetos Especiais de Fenalco – Federação Nacional de Comerciantes, María del Pilar Rivera Muñoz; e o COO do escritório da ApexBrasil na Colômbia, Marcello de Moraes Martins. Também estiveram presentes representantes do STF Group, proprietário das lojas Studio F, Studio F Man e Ela: Juan David Rivadeneira, gerente de Produto do grupo STF, Maria Camila Rubio, gerente de Coleções de Ela, e Maria Alejandra Campiño, compradora de Ela. Participaram da Missão Comercial as marcas Parô Brasil, Parô Cool, 365 Days, Pampili, Opananken, Beira Rio, Moleca, Vizzano, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Macboot, Suzana Santos, Renata Mello, Azille, Kidy, Mar&Cor, Marina Mello, Kenner, Redley, Batatinha, Pé com Pé e Vitz. |