Conecte-se Conosco

Economia

Caixa muda regras de financiamento de imóveis, e juros de bancos sobem

Publicado

em

Mercado prevê desaquecimento do setor da construção civil após mudanças anunciadas pela Caixa - Foto: João Godinho / O Tempo

O anúncio da Caixa Econômica Federal sobre a mudança nas regras de financiamento de imóveis com recursos da Poupança (SBPE), que passam a valer a partir de 1º de novembro, deve afetar não apenas o bolso do consumidor – que vai pagar uma entrada maior na hora de comprar um imóvel – mas também já provoca o aumento dos juros em outros bancos.

O Itaú Unibanco subiu sua taxa média de 10,49% para 10,79% ao ano + TR (Taxa Referencial), no início deste mês.

O motivo disso é que as instituições privadas devem atrair parte dos consumidores que vão perder acesso ao crédito imobiliário pela Caixa.

Já o Bradesco, que oferece taxas de juros de crédito imobiliário a partir de TR + 10,49% a.a., afirma que avalia reajustes de olho no cenário atual, enquanto o Santander, com taxas a partir de 10,99% ao ano + TR, diz que a alta dos juros está prevista para ocorrer “em curtíssimo prazo”.

Além da mudança nos valores das cotas, a Caixa também anunciou que passará a financiar a compra ou a construção individual de imóveis que tenham valor de avaliação ou de compra e venda limitado a R$ 1,5 milhão. No modelo atual não existe limite na modalidade. O cliente também não poderá ter outro financiamento habitacional ativo com o banco.

Além da alta de juros, entidades do mercado já temem o desaquecimento na construção civil.

Foto: João Godinho / O Tempo – Com informações de O Tempo: https://www.instagram.com/p/DBhxrdstdCi/

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade