Minas
Cachaça e queijo: relembre as iguarias mineiras que o Papa Francisco ganhou de presente

Ao longo de sua trajetória, o pontífice recebeu muitos brasileiros e foi presenteado com iguarias do país, entre elas, cachaça e queijos.
A cachaça Vale da Canastra dada ao Papa foi produzida em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas. O Papa também já foi presenteado por duas vezes, com queijos produzidos em Minas Gerais.
O papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). Ao longo de sua trajetória o pontífice recebeu muitos brasileiros e foi presenteado com iguarias do país, entre elas, cachaça e queijos de Minas Gerais.
A cachaça ‘Vale da Canastra’ dada ao Papa foi produzida em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas. O presente foi ideia de uma paulista que comprou a iguaria mineira pela internet em 2022. Na ocasião, Cristina Chaim esteve no Vaticano com um grupo de 180 jovens e conseguiu entregar a cachaça a Francisco.
Em entrevista concedida ao g1 na época, a brasileira explicou que escolheu a cachaça mineira pela qualidade da bebida e, porque queria relembrar a piada feita pelo papa ao conversar com um grupo de brasileiros e dizer que ‘[os brasileiros] não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração’.
Na época, o g1 também conversou com o produtor da cachaça, o empresário André Guimarães, que ficou surpreso ao saber que o seu produto chegou às mãos da maior autoridade católica do mundo.
O Papa também já foi presenteado duas vezes com queijos produzidos em Minas Gerais. O primeiro, foi o Queijo Minas Artesanal Barão da Canastra, feito em São Roque de Minas. A iguaria foi entregue a Francisco em 2022, pelas mãos do padre Patriky Samuel Batista.
O outro queijo foi produzido pela família do Ivair e da Lúcia, também em São Roque de Minas. A iguaria foi deixado pelo amigo do casal, Jordane Macedo, com um embaixador brasileiro em Roma e ele encaminhou o presente ao Papa, em 2023.
Em agradecimento a Ivair e Lúcia, o pontífice enviou uma carta, que surpreendeu e alegrou o casal.
Na época, a reportagem também conversou com a produtora Lúcia Oliveira, sobre ter recebido um agradecimento tão especial vindo diretamente do líder da igreja católica.