Pandemia

Brasil tem fim de semana com menor média móvel de mortes em 6 meses

Publicado

em

Pela primeira vez em mais de seis meses, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil caiu, neste fim de semana, para abaixo de 1 mil. Com 464 registros de novos óbitos nas últimas 24h e média móvel, neste domingo, 1, de 987,1 vítimas fatais – a menor desde 20 de janeiro – o país passa por um momento de queda consistente na pandemia, com retração de 20,81% no índice em comparação com 14 dias atrás.

O avanço na campanha de vacinação – mais de 100 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus – ajuda a amenizar a situação pandêmica e começa a ser sentido tanto nos números de vítimas fatais, quanto no de contaminados: as médias móveis de novos casos deste fim de semana – em 35.670,7 neste domingo – também são as menores desde a primeira semana de janeiro. Os números estão, ainda, entre os mais baixos de 2021. A média móvel de diagnósticos mais baixa registrada neste ano foi 35.264,1, em 5 de janeiro.

A comparação com 14 dias atrás feita por VEJA, segue a recomendação de infectologistas, que determinam a variação de 15% como o ponto de inflexão para que se altere a tendência da pandemia para alta ou queda.

O cálculo de médias móveis feito para o levantamento de VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia. Os gráficos ao final da matéria mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 20.503 novos diagnósticos positivos e 464 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 19.938.358 contaminados pelo vírus e 556.834 vítimas fatais em todo o território nacional.

 

Fonte: Veja

Foto: Michael Dantas/AFP

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Tendência

Sair da versão mobile