Economia

Bolsa argentina dispara mais de 20% na abertura após eleição; dólar blue passa dos 1 mil pesos

Publicado

em

Milei após vitória na Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Javier Milei foi eleito na noite de domingo (19) com 55,95% dos votos. Ações de empresas argentinas listadas nos EUA subiram até 40%. Dólar futuro para dezembro chegou a subir 30%.

O mercado acionário da Argentina subia mais de 20% no início das negociações desta terça-feira (21), em meio a ajustes após a vitória do economista ultraliberal Javier Milei nas eleições presidenciais de domingo e um feriado local na segunda-feira, quando os mercados externos reagiram com ganhos firmes. Com informações de g1 Economia.

O índice S&P Merval de Buenos Aires tinha alta de 20,81%, em 779.348,90 pontos, às 11h03 (horário de Brasília), devido aos ajustes de preços após o feriado, com as empresas de energia liderando os ganhos.

As ações de empresas argentinas listadas nos EUA subiram até 40% na segunda-feira, lideradas pela petrolífera YPF. Em outro movimento pós-Milei, os títulos da dívida argentina tiveram alta de 13,5% pela manhã.

Já o dólar blue, principal cotação paralela da moeda americana, teve um novo repique e bateu os 1 mil pesos. Segundo o jornal La Nación, alguma das “cuevas”, as casas de câmbio de Buenos Aires, haviam congelado na quinta-feira o dólar blue em 950 pesos, à espera dos resultados. Hoje, abriram com um salto de 100 pesos, vendendo por até 1.050 pesos, uma alta de 10,5%.

O jornal também chama atenção para o dólar futuro, que também tem efeitos expressivos: os contratos de dezembro são negociados a US$ 866, valores 29,8% superiores aos do fechamento de sexta-feira.

Tendência

Sair da versão mobile