Economia
Black Friday: um a cada três consumidores de MG vão antecipar compras de Natal
Roupas, calçados e acessórios estão no topo do ranking dos produtos mais procurados, segundo pesquisa da Fecomércio MG
Neste ano, parece que os mineiros fizeram a lição de casa e estarão mais atentos às pegadinhas tão comuns durante a Black Friday, que será realizada no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. Um levantamento do Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG mostrou que 34% dos consumidores vão aproveitar a data para antecipar as compras do Natal, sendo que 56,4% podem adquirir itens não planejados caso os descontos estejam realmente atrativos. Cerca de 94,3% dos consumidores analisaram os preços antes de ir por meio de pesquisas online e 57,1% por levantamento direto nas lojas. Com informações de O Tempo.
A intenção de compra deste ano é de 53% entre os mineiros. Sendo que aproximadamente 33,5% ainda vê a data como uma excelente oportunidade de antecipação dos presentes de fim de ano, especialmente pelo recebimento da primeira parcela do 13° salário em novembro. Enquanto outros 25,25% veem o período como dia de promoções online.
Confira quais são os produtos mais procurados para a Black Friday 2023:
- 1° – Roupas, calçados e acessórios: 38,9%
- 2°- Eletrodomésticos: 13,3%
- 3°- Eletrônicos: 13,3%
- 4° – Telefonia: 13,1%
- 5°- Alimentação: 4,9%
- 6° – Móveis: 4,9%
Segundo Gilson Machado, economista da Fecomércio, foi detectado que os consumidores buscam não somente preços atrativos, mas requerem ações por parte dos empresários que proporcionem uma melhor experiência de compra.
“Facilidade de pagamento, variedade de marcas e produtos e atendimento diferenciado são fatores relevantes para os consumidores ao efetivarem suas compras. Dessa forma, a pesquisa sugere que apesar dos preços serem importantes, a experiência de compra deve ser levada em consideração”, explica Machado.
Segundo o economista, a intenção de compra na Black Friday de mais de 50% dos consumidores, sugere melhora no contexto econômico atual, com inflação dentro da meta, taxa básica de juros desacelerando e queda da taxa de desemprego, contribuindo para o aumento do poder de compra entre os consumidores.
A pesquisa da Fecomércio aplicou 403 questionários do dia 9 ao dia 17 de outubro com consumidores de todas as regiões da capital. A amostra tem margem de erro de 5%, a um intervalo de confiança de 95%.