A Black Friday sem fraude é o sonho do consumidor quer aproveitar os descontos de fim de ano. Tradicionalmente, as promoções – que já começaram – ocorrem na última sexta-feira do mês, neste ano será dia 24. E tem como saber se você não está sendo enganado pelos anúncios de preços baixos.
Primeiro, não acredite em ofertas mirabolantes, nem acesse boletos de cara. Observe também se a loja física ou virtual é confiável.
Depois, pare e pense: você precisa realmente do produto ou vai levar por impulso? Veja abaixo as 5 dicas para não cair em roubada na Black Friday brasileira.
5 dicas para Black Friday sem fraude:
- 1 Pesquise e acompanhe os preços
Verifique e acompanhe os preços do produto desejado antes mesmo do início da Black Friday, para que você possa comparar e avaliar se, de fato, estão mais baratos.
Assim, você evita descontos enganosos. Cuidado também com o falso “metade do dobro”. Em caso de lojas virtuais, observe se há comentários dos internautas, a partir deles, observe as dicas.
- 2 Atenção às promoções “imperdíveis”
Desconfie de sites com ofertas tentadoras, especialmente se forem de lojas desconhecidas.
A Black Friday sempre cai na última sexta-feira de novembro e, neste ano, será no próximo dia 24. Há lojas que anteciparam, promovendo descontos desde já, com Black Week e Black November.
- 3 Procure sites conhecidos
Ao pesquisar na web a expressão “Black Friday” e por ofertas, procure sites conhecidos e consulte o histórico do fornecedor antes de fechar a compra.
Os fraudadores costumam criar páginas falsas que se parecem com sites reais, mas com pequenas variações no nome, como uma letra ou uma palavra a mais.
Outro ponto importante é observar se, na página, existe um símbolo de cadeado no endereço na parte superior. Esse símbolo indica que seus dados estão seguros.
Na Black Friday, são frequentes as falsas promessas de ofertas e promoções que utilizam e-mails, redes sociais, SMS e até WhatsApp fakes.
Os golpistas podem usar esse tipo de abordagem para coletar seus dados. Esse tipo de golpe é chamado de phishing e é um dos mais comuns da internet.
Nas redes sociais, vale redobrar a atenção com promoções e anúncios feitos em stories no Instagram ou status no WhatsApp.
Nesse tipo de golpe, é feito o anúncio de produtos bem abaixo do preço de mercado e, após realizar o Pix, a entrega do produto não ocorre.
Muita atenção e alerta aos pagamentos por boleto. Um golpe comum na Black Friday é o envio de boletos falsos por email.
É importante ter atenção se o boleto recebido realmente é devido. Ao realizar o pagamento, verifique sempre o nome do emissor e o valor do boleto.
Essas dicas são sugestões simples, a partir de situações reais que foram registradas em outros anos na Black Friday.
Com tudo isso checado, aproveite!
Com informações da Gazeta