Assembleia de Minas
Bandas de músicas serão inventariadas pelo Estado
Segundo governo, passo seguinte poderá ser o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial de Minas, mas deputados e músicos apontam que cenário atual é de falta de apoio.
O Estado vai abrir no próximo dia 10 de julho um cadastro de bandas musicais de Minas, que serão inventariadas com vistas a um reconhecimento como patrimônio cultural imaterial para fins de salvaguarda, instrumento de proteção e preservação. O anuncio foi feito nesta quinta-feira (27/6/24) pela subsecretária de Estado de Cultura e Turismo, Nathália Larsen.
Ela participou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de audiência pública na Comissão de Participação Popular, na qual demais convidados e deputados cobraram novamente o apoio do Governo do Estado às bandas musicais. Foi lembrado que, há dois anos, o mesmo assunto foi discutido na ALMG, sem que o quadro de dificuldades enfrentadas por esses grupos tenha mudado.
Minas é o Estado do País que mais tem bandas musicais – 810, segundo cadastro da Funarte, a Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura, e 705, segundo registros da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) -, mas elas ainda lutam por incentivos.
(Com informações de Assessoria de Imprensa /ALMG)