Conecte-se Conosco

Clima - Tempo


Baixa dos reservatórios e El Niño alertam para desabastecimento de água em MG

Publicado

em


RECURSO VITAL – A falta de água em várias regiões de Minas Gerais é registrada em meio a uma diminuição gradual dos níveis dos reservatórios. Levantamento feito pela reportagem de O TEMPO mostra que, desde o início do fenômeno que causa aumento dos termômetros, na última sexta-feira (10), ao menos 80 cidades de Minas tiveram o abastecimento de água interrompido em algum momento do dia.

Conforme dados da Copasa, na represa Várzea da Flores, que abastece boa parte da região metropolitana de Belo Horizonte, o nível caiu de 48,2% para 47,7% entre quarta (15) e esta sexta-feira (17). Associado a isso, o sistema também registra chuvas abaixo da média histórica para novembro.

A situação liga um alerta “amarelo” para o nível dos reservatórios e o futuro do abastecimento em Minas. É o que aponta o coordenador do Projeto Manuelzão – que atua em defesa da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano. “É quase uma emergência climática. A gente tem uma perspectiva de que com o El Niño as chuvas sejam menores. Isso é preocupante. Neste período do ano já era para estarmos no período chuvoso, novembro já era para ser com uma pluviometria razoável e estamos tendo o mês seco.

  • O TEMPO
Publicidade 3
Publicidade 4

Política