Belo Horizonte
Avenida Otacílio Negrão de Lima será interditada nesta quinta-feira em BH

A Avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a Alameda das Latânias e a Av. Antônio Carlos, será interditada nesta quinta-feira (20 de março), a partir das 9h, para obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A previsão de liberação é nesta sexta-feira (21 de março).
Os veículos que vêm da Av. Pedro I (barragem da Pampulha), no sentido Centro, deverão seguir pela Av. Antônio Carlos, Av. Santa Rosa e acessar a Av. Otacílio Negrão de Lima. Já os veículos que estão na Avenida Otacílio Negrão de Lima, devem acessar a Av. Santa Rosa para chegar à Av. Antônio Carlos.
Obras
A fase inicial da obra, em junho do ano passado, se concentrou na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, com equipes trabalhando 24 horas por dia. Na ocasião, a Copasa também divulgou que em algumas etapas seria necessário interditar trechos da avenida Otacílio Negrão de Lima.
Segundo a empresa, está sendo feita a modernização do chamado “interceptor de esgoto”, uma rede de grande diâmetro que recebe o esgoto da região e conduz até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça. A estrutura atual tem mais de 30 anos, e as mudanças visam evitar que a lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual “extravasamento da rede”.
Com um investimento de R$ 13 milhões, o projeto, que é executado com a utilização do Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma tecnologia inovadora e menos impactante, contempla a substituição de um trecho de 175 metros da tubulação existente por um novo interceptor com diâmetro ampliado para 1.800 milímetros.
Essa medida, ainda de acordo com a Copasa, permitirá o aumento da capacidade de vazão do sistema, que pode chegar a 2 mil litros por segundo.