Economia
Atuação da FIEMG Regional em 2024 impactou o desenvolvimento da cadeia produtiva da região
Através das 10 regionais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais busca estar presente em todo estado, atuando no fortalecimento da cadeia produtiva, mapeando as reais demandas das indústrias e buscando soluções que aumentem a competitividade do setor. Em Divinópolis, a FIEMG Regional Centro-Oeste, liderada pelo presidente regional, Eduardo Soares, exerceu importante papel na defesa dos interesses da indústria.
Durante o ano, quase 3 mil pessoas passaram pela unidade participando de cursos, palestras, reuniões, workshops e eventos empresariais. Em julho, Divinópolis sediou a maior feira da indústria da construção civil do estado, o Minascon, evento que visa aproximar a cadeia produtiva da construção civil, promover conhecimento, inovação e tecnologia e fomentar negócios.
Através da atuação do presidente, a FIEMG participou de conselhos e grupos de fomento. Em 2024 Eduardo Soares presidiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES) e atuou diretamente em ações estratégicas com objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico de Divinópolis e região. Membro do Conselho Curador do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), Eduardo Soares representou a indústria e a sociedade divinopolitana.
Como vice-presidente da Agência Novo Oeste, representou os interesses da indústria e participou ativamente de ações estratégias de desenvolvimento. O grupo temático Agronegócio e Turismo, liderado pelo presidente regional, também desenvolveu importantes ações, como o projeto “O Mercado Novo Oeste: Conectando pessoas, sabores e tradições”, visa replicar o modelo do Mercado Central de Belo Horizonte aproveitando o antigo Mercado Distrital de Divinópolis, transformando-o num local para escoar produtos do agronegócio, atacado e varejo, serviço, gastronomia, lazer e promoção de eventos, além de outras iniciativas que visam promover a indústria do turismo.
Em março de 2024, um trabalho conjunto entre FIEMG e ACID buscou solucionar o problema constante das ocorrências de queda de energia no Centro Industrial. Em reunião com representantes da CEMIG, as lideranças empresariais selaram acordo com cronograma de investimentos na melhoria no fornecimento de energia. Em maio, o presidente da GASMIG e membros da diretoria estiveram na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste em reunião com empresários da região, lideranças locais e representantes de entidades. O encontro foi uma iniciativa do presidente da FIEMG Regional com intuito de obter informações detalhadas sobre o cronograma de obras do Projeto Centro-Oeste Gás Natural, que prevê a expansão da rede de distribuição de gás natural na região.
Durante todo o ano, a FIEMG Regional, através do seu presidente, manteve relação estreia com o Poder Público, sempre buscando ações e estratégias necessárias para impulsionar o ambiente de negócios no município. Em reunião realizada em junho desse ano, com o prefeito Gleidson Azevedo e a vice-prefeita, Janete Aparecida, ficou acertado o envolvimento da FIEMG e demais entidades de classe na elaboração da nova Lei de Parcelamento do Solo, a exemplo do que ocorreu com a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Projeto do novo Código de Obras, quando o grupo de trabalho formado por técnicos da FIEMG, SEBRAE-MG e entidades estudaram os projetos em parceria com o Poder Público e apresentaram nova proposta, mais moderna e atualizada.
Eduardo Soares também estreitou relações com lideranças de cidades da região, como a presidente da Associação Comercial de Oliveira (ACINOL), Marília Geralda Aparecida Silva Leão, o prefeito de Formiga, Coronel Laércio e outras autoridades do Centro-Oeste.
Minas Gerais caminha para encerrar 2024 com resultados econômicos positivos. De acordo com o Balanço Anual 2024 e Perspectivas da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), apresentado ontem, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 2,8% até o terceiro trimestre, com destaque para a indústria. O setor avançou 4,2%, sendo impulsionado pelos segmentos extrativo (6,3%), construção (8,9%) e energia e saneamento (7,5%).
De acordo com o presidente da FIEMG regional Centro-Oeste, os resultados positivos são uma somatória de diversas ações e a atuação da Federação das Indústrias exerce papel crucial no desenvolvimento do estado. “A representatividade da FIEMG em toda Minas Gerais tem contribuído fortemente para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do estado. Aqui no Centro-Oeste, cumprimos o dever de dar continuidade a esse trabalho em defesa da indústria e colhemos bons frutos em 2024. A expectativa é que para o próximo ano novos projetos sejam implementados com resultados ainda mais promissores”, finalizou Eduardo Soares.
Fonte: Gracielle Castro/Consultor Interno/FIEMG– Federação das Indústrias de Minas Gerais