Esportes
Atlético visita Millonarios em disputa por vaga nos grupos da Libertadores
Em busca de uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético inicia a série de dois jogos contra o Millonarios às 21h30 desta quarta-feira (8/3), no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Os confrontos serão válidos pela 3ª fase preliminar do torneio continental.
Tido como um dos favoritos a conquistar a Libertadores, especialmente pelo desempenho nos últimos anos, o Atlético busca evitar surpresas na etapa preliminar. O primeiro desafio foi concluído com sucesso, avançando diante do Carabobo, da Venezuela.
Agora, os comandados de Eduardo Coudet terão pela frente um dos times mais tradicionais da Colômbia. O Millonarios, treinado por Alberto Gamero, foi o campeão da Copa Colômbia em 2022.
Para abrir bem a série, o Galo aposta em uma longa invencibilidade como visitante na Copa Libertadores. Já são 13 jogos dos mineiros sem derrotas atuando fora de casa na competição, com seis vitórias e sete empates.
Millonarios: o adversário inédito
O Atlético ostenta um bom retrospecto contra colombianos, mas nunca enfrentou o Millonarios na história. Fundado em 1946, o clube tem sede em Bogotá, na Colômbia.
O Millonarios é um clube muito popular na Colômbia, com cerca de nove milhões de torcedores. “Los Azules” foram campeões nacionais em 15 oportunidades e venceram a copa do país em outras três. Na galeria de troféus, a instituição também ostenta uma conquista da Superliga Colombiana.
Em nível continental, o Millonarios alcançou quatro vezes as semifinais da Copa Libertadores: em 1960, 1973, 1974 e 1989. As principais rivalidades são contra Independiente Santa Fe, América de Cali e Atlético Nacional.
Apesar de não ter enfrentado “Los Azules”, o Atlético se apoia em um bom histórico contra clubes da Colômbia. Foram 24 compromissos neste retrospecto, com 14 vitórias alvinegras, quatro empates e seis derrotas.
Santa Fe e América de Cali foram os adversários colombianos que mais estiveram diante do Galo – seis vezes cada. Em 2022, na fase de grupos, o time mineiro mediu forças com o Deportes Tolima em duas oportunidades (uma vitória e uma derrota).
Atlético: retornos, desfalques e disputa
Na Colômbia, o Atlético conta com os retornos do zagueiro Mauricio Lemos e do meio-campista Patrick à delegação. Ambos haviam ficado de fora da viagem a Governador Valadares, onde o Galo venceu o Democrata, para aprimorar a parte física em trabalhos no CT.
Havia a expectativa de que o meio-campista Matías Zaracho pudesse se juntar à delegação em Bogotá, mas isso não se confirmou. Conforme informação antecipada pelo ge.globo e confirmada pelo Superesportes na manhã da última terça-feira (7/3), o argentino enfrenta um intenso luto pelo falecimento do cunhado e segue com os familiares em Buenos Aires.