Conecte-se Conosco

Editorial - Opinião sem medo!

As novas lideranças estão ai, só não vê quem não quer!

Publicado

em

Nova Serrana vive um novo momento na política e isso pode ser claramente impactante em um cenário eleitoral. De fato os dois maiores nomes da história política da cidade, Paulo Cesar de Freitas e Joel Martins fazem parte de um passado que nem mais é saudoso, afinal diante das perspectivas de futuro para nossa cidade, o passado será apenas lembranças de tempos onde a cidade era dividida em duas torcidas.

É inegável percebermos que os novos tempos políticos têm sim novos protagonistas, mas nem de longe podemos afirmar que atualmente a cidade é dividida apenas em duas lideranças. É inegável a votação de Euzebio Lago (MDB) no último pleito, jogando uma pá de cal sobre a “força política” dos ex-prefeitos.

Também é inegável a expressividade de Fábio Avelar (Avante), deputado que teve uma votação expressiva na eleição estadual passada, se tornou vice-líder do governo, angariou fundos para toda a região e fez um trabalho diferenciado quanto à atuação parlamentar em apoio aos municípios do Centro-Oeste e outras regiões do estado.

A polarização, no entanto, não pode ser vista como uma realidade devido a outros nomes que surgem e se colocam a frente como protagonistas na estrutura política de Nova Serrana. A atual presidência da Câmara, por exemplo, e um vice-prefeito que tem feito a diferença à frente do Hospital são José.

Seguindo nessa linha de raciocínio temos que falar sobre Nelson Moreto (MDB), que ao nosso modo de ver, após dois pleitos como vice, seria o nome mais lógico para uma disputa às próximas eleições municipais. É inegável o carisma de Moreto e se de fato ele tem a participação na gestão que Euzebio tanto apregoou durante as eleições, satisfação popular com a atual gestão do município, deve ser logicamente herdada por ele.

No legislativo, Cabral (SD) deixou de ser uma sombra do grupo político de Paulo Cesar, se alguém o via assim, claramente mudou suas perspectivas nos últimos anos, pois como presidente, vem conduzindo um Legislativo que saiu da lama para uma credibilidade legítima.

Se tratando de vereadores, é impossível se falar de atuação parlamentar sem valorizar o trabalho de Adilson Pacheco (PSD) e Willian Barcelos (PTB). Dois edis que tem frentes e posicionamentos opostos, mas que carregam uma propriedade e conhecimento na vereança que enche os olhos de qualquer um que entenda minimamente da pura e tradicional política.

Barcelos, colocado por muitos como opositor ao governo, tem um conhecimento e oratória dignas de aplauso, além de ser um vereador propositivo, atuante e que trabalha de forma clara e legitima defendendo seus ideais sociais.

Já Adilson, líder da base, elevou o condicionamento da articulação, inteligência e capacidade de discurso na defesa e apresentação das pautas do executivo, além de também carregar consigo pautas que atingem diretamente a condição de vida da população, que é a segurança pública.

Não podemos de forma alguma tirar desta cena Tainá Zumerli (Cidadania), a vereadora mais bem votada da história de Nova Serrana, tem demonstrado maturidade em sua atuação, e claramente evidencia suas causas sociais e projetos políticos em sua atuação em prol da qualidade de vida e saúde, da população e dos animais de Nova Serrana.

No Esporte, apesar de Dué (PSD), tentar carregar essa bandeira, quem tem feito a diferença é Guilherme Bueno (Avante) que é profundo conhecedor da causa. Na Saúde Dr. Rodrigo (PL), está cumprindo seu papel de forma autentica e séria, também buscando melhorias nas condições populares voltadas as políticas de saúde pública e inclusão social.

Se na Câmara temos toda essa atuação, outra via aparece como uma realidade, apesar de não ser legitimamente político, Lázaro Camilo, que recentemente se filiou ao Avante, já é uma realidade que deve ser vista com maior atenção pela população.

Lázaro provavelmente não atua como vereador porque projeta voos mais altos. Primeiro se candidatou a deputado federal, sendo o mais votado da cidade, porém ainda sem conseguir se eleger, depois trabalhou em frente única para a disputa ao executivo municipal e agora, retorna “com chances reais”, conforme apontado pelo presidente do Avante, deputado federal Luzi Tibé, na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

Percebam caros (e)leitores, Nova Serrana está em uma constante evolução não somente social, afinal de contas, politicamente deixou de viver os tempos do cabresto e passou a ter figuras pública que não são apenas marionetes.

Agora é a oportunidade de nós eleitores termos mais maturidade para entender esse cenário e assim darmos nossos votos para aqueles que realmente podem colocar nossa cidade em condições de ter seu desenvolvimento impulsionado.

Já somos a cidade que mais cresce em Minas, mas isso não é o suficiente, e depende de nós votarmos com inteligência, exercermos nossa cidadania com responsabilidade, para que possamos não somente crescer, mas desenvolver com a qualidade de vida que todos nós tanto merecemos.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade