Conecte-se Conosco

Esportes


Arana voltando: relembre lesão, números pelo Atlético e no que ele pode ajudar

Publicado

em

Arana tem 26 anos e contrato até o final de 2024 — Foto: Pedro Souza/Atlético

Posição é carente desde a sua saída, com atletas que não convenceram e nem cravaram titularidade

Se existe uma posição que o torcedor do Atlético não vê estabilidade há meses é a lateral-esquerda. Porém, isso está próximo de mudar. Desde setembro de 2022 fora dos gramados devido a uma grave lesão, Guilherme Arana, dono do setor e considerado um dos melhores jogadores do time, está próximo de voltar a jogar.

No mês passado, após intenso trabalho na fisioterapia, o jogador de 26 anos retornou ao gramado da Cidade do Galo para trabalhos físicos e, ao fim do mês, pôde voltar a usar chuteiras. No dia 14 de abril, dia de seu aniversário, ele recebeu o melhor presente: iniciou o processo de transição para as atividades normais.


Expectativa

Como dito anteriormente, a lateral-esquerda alvinegra é carente. Após o afastamento de Arana, restou apenas a Dodô, o único remanescente da posição, suprir a falta, além de outros atletas que atuaram por ali improvisados.

Meia de origem, Rubens é bastante utilizado na lateral desde o ano passado, assumindo esse papel de briga pela titularidade com Dodô, que se sobressaiu com Cuca e, em 2023, com Eduardo Coudet. Outros jogadores que chegaram a jogar por ali foram Allan e Patrick.

Leia mais: 5 momentos marcantes de Arana no Galo

Num time que vem sendo criticado, em especial na criação de jogadas e eficiência nas finalizações, a volta de Guilherme seria um alento, visto a sua qualidade — se não fosse a lesão, é provável que teria ido à Copa do Mundo do Catar em 2022. Historicamente, no futebol, a principal tarefa do lateral é defender, mas Arana também é útil no ataque.

Lembrando partidas que ele esteve em campo, se o Galo estava com a bola, Arana estava por ali, próximo à área e à ponta esquerda — quando não atuava como um.

Histórico

Revelado e com boas atuações pelo Corinthians, Guilherme Arana chegou ao Atlético em janeiro de 2020, emprestado pelo Sevilla. Em junho de 2021, ele foi adquirido em definitivo — àquela altura, já era um dos jogadores-chave do elenco, que, naquele ano, conquistou o Campeonato Mineiro, Supercopa, Copa do Brasil e Brasileirão.

Ao todo, são 139 jogos com a camisa alvinegra, tendo acumulado 83 vitórias, 32 empates e 24 derrotas — um aproveitamento de aproximadamente 67%. No período, ele marcou 14 gols e deu 24 assistências aos seus companheiros de Galo.

A lesão

Guilherme Arana se lesionou no dia 7 de setembro de 2022, em partida contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o adversário Carlos Eduardo deu uma dura entrada no atleticano, já aos 48 minutos do segundo tempo.

Após exames, foi constatada uma lesão multiligamentar do joelho esquerdo, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de uma ruptura no menisco medial e na cartilagem. Ele precisou passar por cirurgia e, deste então, vem se recuperando.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política