Conecte-se Conosco

Internacional

Após ser preso, presidente afastado da Coreia do Sul publica carta escrita à mão e afirma que ‘lei marcial não é crime’

Publicado

em

Yoon Suk Yeol, presidente afastado da Coreia do Sul, publica carta escrita à mão horas após ser preso em 15 de janeiro de 2025. — Foto: Getty Images/MAURO PIMENTEL/AFP/redes sociais

Horas após ser preso, o presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, publicou uma carta escrita à mão em suas redes sociais. Na manifestação, sua primeira após a prisão, Yoon se dirigiu ao povo sul-coreano e afirmou que a “lei marcial não é um crime”.

Yoon foi detido na manhã de quarta-feira (15), pelo horário local —noite de terça-feira (14), no Brasil, em uma operação que durou seis horas. Apoiadores de Yoon tentaram impedir a prisão. Ele foi alvo de um mandado de prisão no âmbito de uma investigação que apura acusações de insurreição. Em dezembro, o presidente decretou uma lei marcial que restringiu direitos civis. (Leia mais abaixo)

Yoon já havia afirmado que seu decreto, feito de surpresa no final da noite do dia 3 de dezembro, não constitui um crime horas após a rápida revogação da medida pelo Parlamento sul-coreano. Por conta da lei marcial, o presidente sofreu um impeachment dias depois.

Simultaneamente à publicação da carta, Yoon está sendo interrogado por autoridades sul-coreanas no âmbito de seu decreto da lei marcial. Segundo a Yonhap, o presidente permanece em silêncio diante das perguntas dos investigadores. Uma segunda sessão de questionamentos está em andamento na manhã desta quarta —noite de quarta no horário local.

A primeira rodada do interrogatório durou duas horas e meia, e ele teve uma hora de pausa entre as sessões para descansar, em que recebeu uma lancheira com almoço. Yoon ficará detido durante 48 horas, segundo o mandado de prisão, e deverá ficar em uma cela solitária no Centro de Detenção de Seul, informou a agência de notícias Reuters.

Em sua carta publicada nesta quarta-feira, Yoon também afirma ter tido muito tempo para refletir desde que sofreu foi afastado do cargo e que “embora seja irônico, só depois do impeachment comecei a perceber que realmente sou o presidente”.

Foto: Getty Images/MAURO PIMENTEL/AFP/redes sociais – Com informações de g1 Mundo: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/01/15/presidente-afastado-coreia-do-sul-publica-carta-apos-prisao.ghtml

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política