Defesa civil
Após chuvas de granizo, Minas registra 510 desalojados e 164 desabrigados
Os temporais, acompanhados de chuvas de granizo, que atingiram cidades mineiras nos últimos dias fizeram com que mais de 600 pessoas precisassem deixar as próprias casas. Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (5/10) pela Defesa Civil Estadual, são 510 desalojados e 164 desabrigados. As informações são da Itatiaia.
Os primeiros dados do atual período chuvoso foram contabilizados pela Defesa Civil no domingo (2), quando houve o registro de 20 desabrigados e 32 desalojados. Os números aumentaram significativamente entre terça-feira (4) e quarta-feira (5). No início da semana eram 69 desabrigados e 132 desalojados.
Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, e desalojados são pessoas que precisaram sair de casa, mas foram para residências de parentes ou amigos.
Dois municípios decretaram estado de calamidade pública. Um deles é São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. Na última segunda-feira (3), centenas de casas da cidade tiveram os telhados destruídos por pedras de granizo. A própria prefeitura teve a estrutura danificada.
As chuvas também geraram estragos em municípios como Juiz de Fora, Três Corações, São João del-Rei, Alto Rio Doce, Senador Firmino e Barbacena.
Recomendações
Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha em locais fechados no caso de tempestades, especialmente as chuvas de granizo. “Um dos problemas das chuvas de granizo é o dano patrimonial, com destelhamento e danos à estrutura das casas nas regiões urbanas”, afirmou o tenente-coronel Sandro Corrêa, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais.
Ele lembra que a população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 e informar o CEP da residência ou do local desejado.
Foto: Defesa Civil / Divulgação