Polícia Civil
Apenas uma das 69 delegacias da mulher funciona 24h por dia em MG
Polícia Civil disponibilizou dados após ser sancionada lei que prevê funcionamento em tempo integral das unidades em todo o Brasil
Em Minas Gerais, apenas uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) funciona de maneira ininterrupta. A estrutura fica em Belo Horizonte. Ao todo, o Estado possui 69 unidades, duas na capital mineira e 67 na região metropolitana e no interior.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil, após ser sancionada pelo presidente Lula (PT) a lei nº 14.541 que prevê o funcionamento 24h por dia, incluindo domingos e feriados, de todas as delegacias da mulher do Brasil.
Em posicionamento, a Polícia Civil citou falta de recursos para implementar a medida. Conforme a instituição, um estudo foi iniciado para “mensurar as adaptações necessárias ao funcionamento ininterrupto de todas as delegacias de atendimento à mulher”.
“A trata-se de um regramento federal que não previu fonte de custeio para ampliação de todas as despesas, necessárias para atendimento em tempo integral nas DEAMs”, informou a instituição.Nas unidades que não funcionam de maneira ininterrupta, os atendimentos são encaminhados para delegacias de plantão. A instituição garantiu que as vítimas “não ficam sem atendimento”.