Energia
Apagão atinge grandes partes da Espanha e de Portugal
Metrô de Madri teve seu funcionamento paralisado pela queda de energia
Um apagão atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal por volta do meio-dia (horário local) desta segunda-feira (28). O transporte público, assim como semáforos e serviços telefônicos estão, em sua maioria, fora do ar em cidades como Madri, Barcelona e Lisboa.
Um raro fenômeno de vibração atmosférica induzida foi apontado pela REN (Redes Energéticas Nacionais) como a causa do apagão. Segundo a operadora de energia em Portugal, essa anomalia decorreu de variações extremas de temperatura no interior da Espanha e provocou oscilações nas linhas de alta voltagem. As oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas, provocando sucessivos distúrbios na rede interconectada europeia.
Em afirmação dada a repórteres, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, negou a hipótese de que o apagão tenha ocorrido por conta de ataques cibernéticos, e “não há indicações [disso].”
A empresa operadora de energia da Espanha, a Red Elétrica, afirmou hoje em nota que o retorno da energia será feito de maneira “gradual” em toda a Península Ibérica, afirmando que o fornecimento já foi retomado em algumas partes do país.
Segundo o comunicado, o fornecimento elétrico já foi restabelecido em partes das regiões da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, La Rioja, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia.
Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, foi cauteloso e disse que ainda não há informações “conclusivas” sobre os motivos que provocaram o blecaute. Ele pediu que a população restrinja o uso de telefones celulares para chamadas breves e necessárias
Segundo a portuguesa REN, a normalização completa da rede poderia levar até uma semana, por conta da “complexidade do fenômeno e da necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade em âmbito internacional.” Por outro lado, o primeiro-ministro Luis Montenegro declarou que a expectativa é que a energia seja restaurada ainda nesta segunda-feira.
Caos
A queda de energia afetou o funcionamento das linhas ferroviárias e metroviárias. Em Madri, os trens do metrô tiveram seu funcionamento paralisado. Autoridades precisaram evacuar partes das composições.
No centro da capital espanhola houve engarrafamento por conta do não funcionamento dos semáforos, segundo a rádio Cadena SER. O Departamento de Trânsito de Madri pediu aos cidadãos para não usarem seus carros, exceto em casos de necessidade.
A operadora de aeroportos AENA informou que aeroportos em toda a Espanha sofreram interrupções devido a uma “pane de energia”. Geradores de contingência foram ligados para conter a crise.
A petrolífera espanhola Moeve informou que suspendeu as operações em suas refinarias de petróleo na Espanha após o apagão que atingiu a Europa nesta segunda-feira (28), informou um porta-voz.
A Moeve, anteriormente conhecida como Cepsa, opera três refinarias espanholas, responsáveis por cerca de 40% da capacidade de refino do país.
Além disso, a empresa espanhola Red Eléctrica, de energia elétrica, informou que está trabalhando junto a outras organizações para restaurar o fornecimento e que planos de contingências foram implementados por empresas públicas.
Segundo a empresa pública Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif), ligada ao Ministério dos Transportes da Espanha, o serviço de trens no país está suspenso até segunda ordem.
“Solicita-se aos passageiros com viagens planejadas que não se dirijam às estações. Continuaremos a fornecer atualizações”, informou a Adif.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e a Secretária de Estado para Energia, Sara Aagesen, convocaram uma reunião na sede da Red Eléctrica para discutir a situação.
Fonte: Valor Globo https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/04/28/apago-atinge-grandes-partes-da-espanha-e-de-portugal.ghtml