Vacinação

Anvisa aprova primeira vacina contra a dengue pra quem nunca teve a doença

Publicado

em


O imunizante tem eficácia de 80% contra a dengue durante 12 meses

A Anvisa aprovou, nessa quinta-feira (3), o registro da primeira vacina contra a dengue para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus. O imunizante KIDENGA é produzido pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, aplicada em duas doses e com intervalo de 3 meses entre as aplicações. O imunizante tem eficácia de 80% contra a dengue durante 12 meses.

Até então, o único imunizante contra a dengue disponível no Brasil era recomendado somente para quem já teve contato com o vírus.

A partir da aprovação da Anvisa, a KIDENGA já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no SUS, caso o Ministério da Saúde decida por incorporar a dose.

Minas sob alerta

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), divulgado na última terça-feira (28) mostrou que 80% dos municípios de Minas Gerais apresentam risco ou alerta para contaminação por dengue.

Dados mostram que 321 municípios apresentam um Índice de Infestação Predial maior ou igual a 4, o que configura situação de risco; além disso, 337 cidades estão sob alerta de infestação.

Tendência

Sair da versão mobile