Esportes
América tem ‘quase um time’ em final de contrato e avalia cenários para 2024

Ainda na briga contra o rebaixamento, Coelho pode precisar se movimentar no mercado em caso de disputa da Série B em 2024
Restam menos de dois meses para o fim da temporada 2023 no futebol brasileiro, e nesse cenário, os clubes já começam a pensar os primeiros passos de 2024. Um desses casos é do América, que por mais que ainda precise pensar na reta final deste ano, não pode deixar de lado o planejamento da próxima temporada. Com informações de Itatiaia.
O caso do Coelho é específico, porque ainda há uma disputa contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Após 26 partidas, o América é lanterna da Série A e tem mais de 98% de chances de cair.
Esse ponto, inclusive, é decisivo na organização financeira e esportiva do clube; mas por outro lado, dez jogadores do atual elenco têm contratos se encerrando em dezembro. Mesmo sem a definição esportiva do próximo ano, a diretoria americana já precisa se movimentar para montar o elenco de 2024.
As primeiras indefinições começam no gol. Recém-contratado, Washington Aguerre assinou até o fim do ano, com possibilidade de extensão, o que pode acontecer também pela iminência da saída de Matheus Cavichioli, outro goleiro em fim de contrato e que deve deixar o América.
Na defesa, são três nomes: Iago Maidana, Danilo Avelar e Ricardo Silva. Tendo em vista a presença regular entre os titulares ao longo de 2023, existe a possibilidade de eles terem o vínculo renovado para o ano que vem. Entretanto, um cenário de rebaixamento pode indicar que ao menos um dos três deixe o clube.
Entre os meias e atacantes, são cinco jogadores em reta final de contrato: Cazares, Felipe Azevedo, Aloísio, Wellington Paulista e Mikael. Desses, Cazares é o único com vínculo de produtividade e a renovação depende de um bom desempenho em campo. O equatoriano foi titular pela primeira vez na derrota para o Fortaleza, por 3 a 2, e teve boa atuação.
Outras situações importantes são de Aloísio, de 35 anos, e Wellington Paulista, de 40. A aposentadoria não é descartada para nenhum deles, especialmente pelo cenário dos últimos meses, em que o “Boi Bandido” conviveu com sequência de lesões e WP9 praticamente não entra em campo desde o começo da Série A. Mikael e Azevedo, por fim, podem ser mantidos para a próxima temporada.
Oficialmente, o América quer definir situações somente após o encerramento da Série A. Por outro lado, se demorar com as negociações, o clube pode se ver financeiramente e esportivamente enfraquecido para uma potencial disputa da segunda divisão no ano que vem.
A última partida do ano será no dia 3 de dezembro, quando o Coelho enfrenta o Goiás fora de casa no encerramento do Brasileirão.