Esportes
América: entre idas e vindas e rebaixamento, Mancini reencontra o Grêmio
Técnico tem histórico recente envolvendo ambas as equipes e reencontra Tricolor pela 1ª vez após mais de um ano
A partida entre Grêmio e América, na quinta-feira (22), às 19h (de Brasília), pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, marcará um importante reencontro. Depois de quase um ano e meio, o técnico Vagner Mancini volta a encarar o Tricolor gaúcho, último clube que comandou antes de assumir o Coelho. Com informações de Itatiaia.
A história, no entanto, não para por aí. Em junho de 2021, Mancini era anunciado para comandar o América pela primeira vez. Em 21 jogos, ele venceu sete e teve influência na campanha que classificou o Coelho para a Copa Libertadores do ano seguinte, mas não chegou a terminar a temporada.
Em outubro daquele ano, o Grêmio fechava acordo com o técnico, que deixou a equipe americana para tentar salvar os gaúchos do rebaixamento. Em 14 jogos no restante do ano, ele venceu seis, mas não conseguiu evitar o descenso. Mesmo assim, Mancini foi mantido no cargo, mas acabou demitido em fevereiro de 2022 por conta de má campanha no campeonato estadual.
Em abril, o treinador estava de volta ao clube que deixou seis meses antes. Mancini retornou ao América para ocupar o lugar de Marquinhos Santos, e desde então não deixou mais Belo Horizonte. Foram quase 80 jogos desde então, com 34 vitórias e nova classificação continental – desta vez à Copa Sul-Americana 2023.
No começo de junho deste ano, inclusive, Mancini chegou ao 100º jogo no comando do Coelho. Na atual temporada, o América amarga a 18ª posição na tabela do Brasileirão e praticamente precisa de “um milagre” para avançar na Sul-Americana. A salvação do time pode ser a Copa do Brasil, na qual é o único representante mineiro e vai enfrentar o Corinthians nas quartas de final.