A estreia dos sonhos! Na noite desta quarta-feira (5/4), o América não temeu o todo-poderoso Peñarol, e venceu o time do Uruguai por 4 a 1, na estreia da equipe na Copa Sul-Americana de 2023 e da história. Prestes a decidir o Campeonato Mineiro, o Coelho superou as expectativas de quem foi ao Independência e, agora, vai com tudo para cima do rival no final de semana.

Com este resultado, o América assumiu a liderança do Grupo F do torneio, ao lado do Millionarios, que venceu o Defensa y Justicia, da Argentina, por 3 a 0. Time argentino é o próximo adversário do brasileiro.

O jogo

Início melhor, impossível. Antes mesmo de as equipes “entrarem” para valer na disputa, o Coelho tratou de abrir logo o placar, para delírio da torcida presente no Horto. O meia Martín Benítez lançou na área em cobrança de falta pela esquerda, e o zagueiro Éder subiu para cabecear e fazer o primeiro gol.

Em seguida, aquilo que poucos esperavam: aos 5 minutos, depois de bate-rebate na área, a bola sobrou para o atacante Mastriani, que chutou de perna esquerda e cruzado para o fundo das redes. América 2 a 0.

O segundo tempo começou mais parelho, com os estrangeiros aparentemente mais organizados e rumo ao ataque. Mas os mandantes trataram de mostrar quem é que comandava a partida no Independência. Após chances lá e cá, aos 10 minutos, Mastriani pegou sobra na área após boa chegada de Juninho para bater no alto e fazer 3 a 0. Incrível!

Mas não parou por aí. Após uma sequência de alterações, para ambos os lados, o quarto veio. Wellington Paulista, que acabara de entrar, recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou no canto e no alto, sem chances para o goleiro adversário. Aí só foi festa no estádio.

Futuro

O próximo compromisso do América será contra o Galo, no próximo domingo (9/1), às 16h30, no Mineirão, em jogo válido pela volta da final do estadual. Para ser campeão, é necessária uma vitória por pelo menos dois gols de diferença, visto que perdeu na ida por 3 a 2.

Já na Sul-Americana, o embate pela segunda rodada da chave será contra o Defensa y Justicia, no dia 19 de abril, às 21h, em Florencio Varela, na Argentina.

FICHA TÉCNICA

O quê: América 4 x 1 Peñarol

Motivo: 1ª rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana

Quando: quarta-feira, 5 de abril de 2023, às 21h (de Brasília)

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG

América: Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Éder e Marlon; Juninho (Lucas Kal), Alê (Mateus Gonçalves) e Benítez (Martínez); Matheusinho, Everaldo (Henrique Almeida) e Mastriani (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini

Peñarol: Cardozo; Milans, Coelho, Menosse e Lucas Hernandez; Cristóforo, Sebastián Rodríguez e Homenchenko (Mansilla); Méndez, Rossi (Abel Hernández) e Arezo. Técnico: Alfredo Arias

Arbitragem: Guillermo Guerrero (Equador); Byron Romero e Danny Avila (Equador). VAR: Juan Lara (Chile)

Gols: Mastriani aos 2′ do 1ºT e 10′ do 2ºT, Éder aos 5′ do 1ºT e Wellington Paulista aos 22′ do 2ºT (AME); Masilla aos 30′ do 2ºT (PEN)

Cartões amarelos: Coelho e Lucas Hernández (PEN)

Público: 4.424

Renda: R$ 72.390,00