Esportes
América anuncia mudanças na SAF e apresenta projeto ousado para ‘ser da Série A’
Gestão do clube terá um trabalho de reestruturação que passa pela venda da SAF e visa manutenção na elite do futebol nacional
O América anunciou uma série de mudanças na Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com efeito imediato e implementações a serem mantidas pelos próximos dois anos. O comunicado foi feito nesta quarta-feira (27), em entrevista coletiva na sede do clube em Belo Horizonte.
Participaram da conversa: Marcus Salum, presidente da SAF; Euler Araújo, membro do Conselho de Administração da SAF; Fernando Augusto Trivelato, do Conselho de Administração da Associação; e Henderson Rossi, da Strategie, empresa de consultoria que já faz o trabalho de reestruturação do América. Juntos, eles apresentaram o Projeto A+.
Os objetivos do projeto incluem a reorganização interna do América, que naturalmente terá impactos na gestão do clube. Os focos incluem alinhamento, organização e otimização dos processos.
Dentre as premissas, o grupo quer consolidar o reconhecimento da realidade atual do América, com visão sistêmica do clube e planejamento com “objetividade, vontade e perseverança”. A ideia é que o projeto esteja 100% implantado até meados de 2026.
O principal desafio do projeto é fazer com que o América deixe de “estar” na Série A do Campeonato Brasileiro para “ser um time da Série A”. Para isso, também foi anunciada uma reestruturação no Conselho da SAF, que agora terá: três membros internos; três membros externos; e dois membros externos independentes.
Nesse novo modelo, o América passará a ter um CEO (Diretor Executivo, em inglês). O nome deverá ser anunciado em até 90 dias, e até lá, decisões no futebol serão comandadas por Fred Cascardo, diretor de futebol. Marcus Salum, atual presidente da SAF, deixará o cargo ao término do mandato, em dezembro deste ano, para ser coordenador de venda da Sociedade Anônima do Futebol.
Enquanto Salum terá foco na captação de propostas e apresentação dos projetos ao Conselho, Euler Araújo será o principal responsável pelo futebol até a chegada do CEO. Nesse período, a cúpula americana já traçou diretrizes para escolha do novo técnico e montagem do elenco para a temporada 2025.
No próximo ano, o Coelho terá três competições a serem disputadas: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.
Foto: Fabrício Calazans/Itatiaia – Com informações de Itatiaia: https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/america/2024/11/27/america-anuncia-mudancas-na-saf-e-apresenta-projeto-ousado-para-ser-da-serie-a