Minas
Agosto Lilás: 415 mulheres sofrem violência doméstica por dia em Minas Gerais
AJUDA – As violências se iniciaram no segundo mês do relacionamento de Jéssica. “Começou com agressões psicológicas e depois partiu para as agressões físicas. Procurei ajuda só depois de ser hospitalizada”, relata a jovem de 25 anos. Após ser agredida com cadeiradas e passar mais de uma semana no hospital devido a um politraumatismo, ela resolveu mudar o curso de sua história. Com informações de O Tempo.
“Não aguentava mais apanhar, ele me bateu várias vezes. Foram oito dias internada e pensei se era aquilo mesmo que eu queria para minha vida”, afirma. O agressor foi parar na delegacia, onde foi ouvido e liberado. A insegurança permaneceu, e Jéssica se mudou de um município da região metropolitana de BH para o sul do Estado.
Assim como Jéssica, uma média de 415 mulheres sofre, por dia, algum tipo de violência doméstica em Minas Gerais — até junho deste ano, foram 75.511 vítimas. Em agosto, mês em que a Lei Maria da Penha foi sancionada, as forças de segurança se unem em uma campanha para incentivar que mulheres denunciem a violência doméstica. Nesta segunda-feira (5), a Polícia Civil apresentou os resultados da operação Shamar, que faz parte das ações do Agosto Lilás.