Conecte-se Conosco

Saúde


Adoçante aspartame poderá fazer parte da lista de cancerígenos pela OMS

Publicado

em

Imagem ilustrativa - Adoçante - Banco de Imagens I Pixabay

Resultado final estará disponível a partir de 14 de julho

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), vai incluir o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais usados do mundo, como um possível cancerígeno. O resultado completo que sobre os Aditivos Alimentares com potenciais cancerígenos será divulgado no dia 14 de julho, incluindo a revisão da ingestão diária aceitável e a avaliação da exposição alimentar ao aspartame. Com informações de Itatiaia.

Até lá, os dados são confidenciais conforme informações da própria Agência em comunicado oficial nesta quinta-feira (29). O aspartame, usado em produtos como refrigerantes diet da Coca-Cola, gomas de mascar e outras bebidas, será listado em julho como “possivelmente cancerígeno para humanos” pela primeira vez pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, conforme informações da CNN.

“Todos os participantes da reunião da IARC , incluindo observadores, assinaram um acordo de confidencialidade, que observa que eles concordaram em não compartilhar nenhuma informação sobre a reunião ou seus resultados até o final do período de embargo”, declara a Agência.

Adoçante é vilão? Estudo da OMS sobre riscos da substância surpreende o público

Desde 1981, o Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS e da Organização para Agricultura e Alimentação (JECFA) afirma que o consumo de aspartame é seguro dentro dos limites diários aceitos. Por exemplo, um adulto de 60 kg teria que beber entre 12 e 36 latas de refrigerante diet — dependendo da quantidade de aspartame na bebida — todos os dias para estar em risco.

Participe da comunidade da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

 


Publicidade 3
Publicidade 4

Política