Saúde
Acordar a noite para urinar é normal? Conheça a condição de noctúria
Você acorda uma ou mais vezes durante a noite para urinar? O que pode ser considerado um hábito para muitos, contudo, pode significar problemas de saúde. Conhecida como noctúria, ela pode ser sinal de alterações na bexiga, na próstata, diabetes e outros problemas no organismo. Com informações de Itatiaia.
Em entrevista ao Estadão, o urologista coordenador do Departamento de Disfunção Miccional da Sociedade Brasileira de Urologia, Alexandre Fornari, explica que uma pessoa saudável deve eliminar cerca de 70% da urina durante o dia e apenas 30% do volume à noite. Conforme o profissional, o padrão é que as pessoas consigam passar de seis a sete horas dormindo sem sentir a necessidade de urinar – caso a pessoa precise fazer dois ou mais xixis por noite já é considerado um caso de noctúria.
A noctúria não é sinônimo de incontinência, já que as pessoas conseguem controlar o fluxo urinário até a chegada do banheiro. Mas a condição também gera perda da qualidade do sono das pessoas, já que ele é interrompido para que elas possam fazer xixi. Dessa forma, os pacientes que possuem a noctúria podem se sentir mais cansados durante o dia.
Entre as doenças que tem a noctúria como sintoma estão:
- Apneia do sono;
- Diabetes;
- Insuficiência cardíaca;
- Uso de medicações diuréticas;
- Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH);
- Bexiga hiperativa;
- Infecção no trato urinário;
- Retenção de líquido nos membros inferiores;
- Ingestão de líquidos em excesso.