Conecte-se Conosco

Feriados

Ação mira crimes contra o patrimônio durante período natalino em Minas Gerais

Publicado

em

Operação tem o objetivo de ampliar a segurança no estado - Foto: Videopress Produtora

Estado terá reforço de policiamento nas ruas e ações educativas

Até o dia 31 de dezembro, todo o estado de Minas Gerais vai ter reforço no policiamento para o período natalino. Está em andamento a Operação Natalina 2024, que visa coibir crimes contra o patrimônio durante as compras de fim de ano. A ação foi lançada na manhã desta segunda-feira (2).

O objetivo é melhorar a segurança onde há mais comércios. Essas áreas terão aumento no efetivo, com convocação de agentes da área administrativa e da área educacional da Polícia Militar de Minas Gerais.

“Neste período nós temos um aumento da presença de pessoas. Então a ideia é potencializar o policiamento nessa área, reforçá-la para que a gente possa evitar principalmente crimes como patrimônio, que são característicos dessa época do ano. Aqui em Belo Horizonte, para se ter ideia, serão cerca de 700 militares a mais”, explica o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Carlos Frederico Otoni.

As estratégias serão parecidas no interior. “No interior, eles vão utilizar potencialmente o efetivo administrativo e algumas regiões da polícia possuem escolas também de formação que utilizarão esses alunos também nas suas respectivos operações natalistas”, prossegue.

O reforço no policiamento também vai ocorrer em bairros que têm mais pessoas que viajam no fim de ano. A PMMG afirma que tem um mapeamento das localidades em que os moradores fazem mais viagens no fim de ano. Ações educativas em relação às formas de prevenir crimes de furto e roubo também serão adotadas, por meio da distribuição de cartilhas a comerciantes e consumidores.

“Grande parte do êxito da Operação Natalina, cabe a nós policiais e militares, mas uma outra parte cabe à sociedade também, adotando cuidados de autoproteção para que ela não seja uma potencial vítima de determinados crimes. E sabemos também que esse é um período de férias escolares e no qual, logicamente, as pessoas acabam viajando. Então, vamos reforçar também o policiamento nos bairros, para inibir furtos e roubos no interior de residências por conta da ausência de moradores”, diz o comandante-geral da PMMG.

O coronel Carlos Frederico também orienta que a população não reaja caso sofra uma tentativa de furto ou roubo e busque ficar o mais calma possível. “Busque identificar as características da pessoa e ligar rapidamente para o 190, porque com o sistema de Olho-Vivo, nós conseguimos ter a identificação dessas pessoas, desses autores”, recomenda.

Foto: Videopress Produtora – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/cidades/2024/12/2/acao-mira-crimes-contra-o-patrimonio-durante-periodo-natalino-em

Publicidade 9
Publicidade 10

Política