Conecte-se Conosco

Abicalçados


Abicalçados apresenta feira BFSHOW em Nova Serrana

Publicado

em


A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a NürnbergMesse Brasil estiveram em Nova Serrana/MG na manhã de quinta-feira (21/7) para apresentar a feira calçadista Brazilian Footwear Show (BFSHOW). O evento aconteceu na sede do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) e contou com apresentações dos presidentes do Conselho e Executivo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto e Haroldo Ferreira; do CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo; e do presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda.

Com duas edições por ano, a feira setorial já tem suas duas primeiras datas: 21 a 23 de novembro de 2023, na FIERGS, em Porto Alegre/RS; e 22 a 24 de maio de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo/SP. Segundo os organizadores, a feira de novembro apresentará coleções de Outono-Inverno e a de maio as coleções de Primavera-Verão. Tendo como premissas o foco em negócios, infraestrutura completa e transparência, a mostra nasceu com o objetivo de se fazer “uma feira de empresários para empresários”, revertendo negócios em prol do desenvolvimento do setor calçadista nacional.

Na oportunidade, Ferreira destacou que a ideia da feira ganhou força a partir de uma pesquisa para ouvir dos empresários, da indústria e do varejo de calçados, sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia, no que diz respeito à localização ideal, datas e edições. “Foi a partir dos resultados dessa pesquisa que colocamos em prática a Feira do Calçado Brasileiro. Foi uma solicitação do mercado”, disse o executivo. Segundo ele, a partir da demanda foi criado um Comitê de Feiras, com associados de todos os portes e polos calçadistas brasileiros, que ajudou a definir o projeto.


No início do ano, a Abicalçados abriu uma concorrência entre promotoras brasileiras e internacionais para a organização da feira. Seis promotoras foram convidadas a participar, cinco enviaram propostas, e a escolhida foi a NürnbergMesse Brasil. Segundo Ferreira, a promotora alemã, com escritório no Brasil, apresentou a melhor proposta levando em consideração o objetivo do foco em negócios, infraestrutura completa e transparência, tudo isso com redução de custos.

Durante o evento, os investimentos por metro quadrado também foram abertos. Serão, em média, 30% mais baixos do que os praticados no mercado de feiras de calçados. Os reajustes, em edições futuras, serão via IPCA e sempre colocados com transparência ao mercado.

Investimentos
No evento, a NürnbergMesse Brasil anunciou o investimento de R$ 1 milhão por ano para atração de compradores nacionais e internacionais por meio do NMB Buyer, que trará para a BFSHOW alguns dos principais compradores do mercado nacional e internacional. “Esta já é uma prática realizada pela NürnbergMesse em outros eventos ao redor do mundo, com o objetivo de alavancar negócios em feiras”, frisou Picolo, ressaltando que os investimentos são todos auditados.

Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 280 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a NürnbergMesse Brasil
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 10 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política