Colunistas
A vaca não dá leite
Hoje li uma velha história contada quando eu ainda era muito novo. Foi muito bom reler, depois de tantos anos. Na época, achei muita graça sem entender completamente a mensagem e a “moral da história”.
No momento tenho outra leitura. Agora, entendo melhor a parábola tão agradavelmente lembrada.
Diz o conto, que uma garota muito jovem, às vésperas de completar 7 anos de idade, perguntou ao pai, qual seria o presente que ela receberia ao completar uma idade “tão adulta”, como prêmio por cumprir suas tarefas de filha.
O pai, sem pestanejar, disse a ela, que lhe daria um presente muito importante. Lhe daria de presente O SEGREDO DA VIDA. Mas só lhe daria (ou diria), quando completasse a idade.
A data esperada aconteceu num domingo muito frio e ela acordou cedo. Levantou e foi correndo ao quarto do pai o acordando com abraços e sorrisos perguntando insistentemente qual era o presente, pois estava completando a idade naquele dia e estava pronta para receber O SEGREDO DA VIDA.
O pai a abraçou, sorriu muito, brincou um pouco e lhe disse: “- Filha, meu presente a você é um grande segredo que poucas pessoas sabem. Poucas pessoas imaginam o que pode ser O SEGREDO DA VIDA, mas direi a você para que o guarde para o resto da vida!”
Ao ouvir o pai naquela formalidade toda, sentou-se na cama e aguardou impacientemente o segredo que lhe seria dito. O pai puxou seu pequeno rosto e lhe disse baixinho ao ouvido:
“– A vaca não dá leite!”
Assustada e sem compreender o que o pai disse, logo questionou, pois era sabido por todos que a vaca sempre deu leite. A vaca é um animal símbolo, dando leite, que vira queijo, manteiga, iogurte e tantas boas coisas. Era inegável que a vaca dá leite.
Após algumas risadas o pai, calmamente, lhe explicou:
“– Filhinha, a vaca nunca deu leite a ninguém. Somos nós que tiramos o leite dela. Para isso, temos que acordar cedo e buscar a vaca no pasto. Depois, a levamos ao curral, amarramos suas patas e rabo e temos que pegar um banquinho e um balde para colocar o leite que tiramos dela. E para tirar o leite, ainda temos que aprender a ordenhar o leite de suas tetas. Se não fizermos isso, a vaca nunca dará leite a ninguém!”
A garota prestou atenção a tudo que o pai disse e perguntou:
“- Então posso ir brincar com meu presente?
“- Claro! Mas terá que sair agora para buscar a vaca no pasto e fazer tudo o que lhe expliquei, porque tirar o leite da vaca é como a vida espera que faça: vá atrás do que quer, busque e pratique tudo o que for necessário para garantir que fará o melhor trabalho. Após tudo feito, você verá como as pessoas ficarão felizes com o leite que conseguiu tirar, ou seja, todos vão saborear com você o que conquistou ou tirou da vida. Esse é o segredo da vida, que poucas pessoas entendem e estou dando a você!”
Achei tão importante o conto relembrado, que não foi difícil pensar em quantas pessoas ficam esperando “a vaca dar leite”. Nem vaca, nem a cabrita, nem qualquer animal e muito menos a vida nos dará qualquer coisa, se não tirarmos dela o que precisamos.
E assim fica a lição para todos: a vaca não dá leite!