Conecte-se Conosco

Mulheres

A partir de quando a mamografia deve ser anual? Veja o que estudos indicam

Publicado

em

Câncer de mama Câncer de mama - Foto: Divulgação | Agência Brasil

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O Brasil registrou 74 mil novos casos por ano entre 2023 e 2024, até o momento, conforme Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para reduzir o índice, ocorre a campanha Outubro Rosa com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, publicada em agosto no Journal of Clinical Oncology, mulheres que fazem mamografia anualmente têm menor probabilidade de descobrir um câncer de mama em estágio avançado.

O levantamento acompanhou 8.145 pacientes diagnosticadas com câncer de mama entre 2004 e 2019. Quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95%.

Nos Estados Unidos, o American College of Radiology e a American Cancer Society recomendam realizar mamografias anuais após os 40 anos. Já a U.S. Preventive Services Task Force orienta que os exames sejam bianuais a partir dos 40 anos.

Já o Inca, vinculado ao Ministério da Saúde, preconiza a cada dois anos, em mulheres de 50 a 69 anos.

Foto: Divulgação | Agência Brasil – Com informações de Itatiaia: https://www.instagram.com/p/DA9sg0HtzSM/

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade