Conecte-se Conosco

Governo Estadual


A beira do colapso três macrorregiões de Minas não tem mais leitos de UTIs disponíveis

Publicado

em


Três macrorregiões de Minas Gerais atingiram a lotação máxima dos leitos de UTIs pelo SUS e não possuem mais vagas para atender os pacientes graves com a Covid-19 ou outras doenças. O cenário crítico é vivenciado no Vale do Aço, Triângulo Norte e Leste.

Nesses locais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a taxa de ocupação dos leitos chegou em 100%. Mesmo assim, o Estado não fala em colapso, uma vez que os internados com melhores condições clínicas podem ser transferidos para unidades de saúde de outras regiões, liberando vagas para os casos mais urgentes.

Em todo o Estado, conforme levantamento divulgado na última quarta-feira, 25 de junho, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs está em 91,93%. É o índice mais alto registrado desde o início da pandemia do novo coronavírus, há três meses.

Atualmente, Minas possui 2.964 leitos para atender pacientes graves na rede pública. Deste total, 951 foram criados a partir de março. Além disso, o Estado garante que pretende dobrar a capacidade dos leitos, criando mais 2.936.

Do total de internados nas UTIs, menos de 20% estão infectados com o coronavírus, sendo que os demais pacientes são acometidos por outras enfermidades. “No momento, são 506 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da Covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 17,23%”, detalhou a SES.

Veja no gráfico abaixo como está a situação em cada macrorregião:

Demais vagas

O balanço do Estado mostra, ainda, que a taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 73,75%. São 12.928 vagas no SUS para enfermaria, sendo que 1.384 pessoas internadas foram diagnosticadas com a Covid-19, o que representa 11,07% da lotação.

 

Fonte: Por Renata Evangelista –  Hoje em Dia

Foto: Imagem ilustrativa Web

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

 

Publicidade 3
Publicidade 4

Política