Conecte-se Conosco

Esportes


Contratos, lesões e irregularidade: América vive indecisão no gol para 2024

Publicado

em

Na reta final da temporada 2023, América ainda não sabe quem será o goleiro titular em 2024 - Créditos: Mourão Panda/América

Na reta final de 2023, Coelho conta com goleiros em fim de contrato, convivendo com lesões e sem chances de jogo

Uma das posições mais problemáticas no elenco do América pode ser o principal desafio na montagem do elenco para 2024. Ainda na reta final da temporada 2023, a titularidade no gol americano segue incerta. Motivos dentro e fora de campo aumentam a dúvida sobre o nome que defenderá a meta no próximo ano. Com informações de Itatiaia.

A equipe americana atualmente conta com quatro goleiros no time profissional: Matheus Cavichioli, Matheus Pasinato, Washington Aguerre e Jori. Todos eles já entraram em campo ao menos uma vez na temporada, mas, pela alternância entre os titulares, ainda não há um consenso com relação ao principal nome.

Goleiros de ‘um jogo só’

O caso mais “simples” é de Jori, cria da base do Coelho. Ele jogou apenas uma vez no ano, na vitória sobre o Villa Nova por 2 a 1 na fase de grupos do Campeonato Mineiro. Aos 27 anos, o jogador tem vínculo até dezembro de 2025, o mais extenso entre os goleiros do elenco, e pode ser mantido para composição do time na próxima temporada.

O outro goleiro que só atuou uma vez foi o uruguaio Washington Aguerre, recém contratado pelo América. Ele estreou nesse domingo (1º), no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro pela Série A do Brasileirão, mas só foi acionado pela ausência de Matheus Cavichioli, que sentiu uma indisposição no aquecimento pré-jogo. Aguerre tem contrato até dezembro deste ano, mas com possibilidade de ampliação do vínculo.

Pasinato começou ano no banco do América

Também contratado este ano, Matheus Pasinato foi apontado por muitos como sucessor natural de Cavichioli no gol do Coelho. Ele começou a temporada na reserva, assumiu a titularidade em maio e se manteve até agosto, atuando por Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana.

Em 20 jogos na temporada, Pasinato sofreu 33 gols, com média de 1,6 gol sofrido por partida. O goleiro de 31 anos tem contrato até dezembro de 2024, mas pela baixa minutagem nos últimos meses, poderia ser envolvido em negociação para possível reformulação do elenco em caso de rebaixamento.

Cavichioli pode deixar o América

Por fim, o principal goleiro do América pode estar com os dias contados em Belo Horizonte. Após quatro temporadas, Matheus Cavichioli tem vínculo até dezembro deste ano e não deve permanecer no Coelho. Em 36 jogos no ano, ele sofreu 55 gols, com média de aproximadamente 1,5 gol sofrido por jogo.

O caso de Cavichioli pode ser entendido como o mais emblemático, tendo em vista que ele foi o goleiro que mais atuou no ano, mesmo sendo alvo de críticas pelo desempenho e tendo se lesionado em mais de uma oportunidade.

Com quatro goleiros no elenco em situações distintas, todos sem convencer em 2023, existe a possibilidade de o América se movimentar no mercado para a próxima temporada. Oficialmente, o clube ainda não trabalha com esse planejamento e quer esperar o fim do campeonato para definir o futuro. Por outro lado, na iminência de mais um rebaixamento à Série B, mudanças podem estar a caminho no CT Lana Drummond.

Números dos goleiros do América em 2023

  • Matheus Cavichioli (37 anos): 36J em 2023 – 55 gols sofridos – contrato até dezembro/23
  • Matheus Pasinato (31 anos): 20J em 2023 – 33 gols sofridos – contrato até dezembro/24
  • Washington Aguerre (30 anos): 1J em 2023 – 1 gol sofrido (1º/10/23 – Cruzeiro 1×1 América pela Série A) – contrato até dezembro/23 com possibilidade de ampliação
  • Jori (27 anos): 1J em 2023 – 1 gol sofrido (29/1/23 – América 2×1 Villa Nova pela fase de grupos do Campeonato Mineiro) – contrato até dezembro/25.
Publicidade 3
Publicidade 4

Política