Conecte-se Conosco

Clima - Tempo


Onda de calor segue até domingo e pode sobrecarregar o coração

Publicado

em

Temperatura pode aumentar até 5°C em relação a média prevista para esse período do ano — Foto: Arquivo/O Popular NS

Uma onda de calor deixa 117 cidades mineiras em alerta até o próximo domingo (24). Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), os termômetros podem marcar até 5°C acima da média prevista para este período do ano. Essa condição, segundo o Inmet, oferece riscos à vida. O forte calor pode provocar hipertermia, o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 °C. Com informações de O Tempo.

Com a onda de calor, os brasileiros devem redobrar a atenção com a saúde. Até mesmo o coração fica sobrecarregado em dias de altas temperaturas. E a maioria dos riscos está relacionada à baixa hidratação, segundo a médica pneumologista Michelle Andreata, que trabalha na Santa Casa, na Saúde no Lar e é professora na Unifenas.

“Quando a gente fica desidratado, o coração pode ficar acelerado. Isso porque o nosso corpo vai priorizar a troca de calor, pois tem que manter uma temperatura ideal para o funcionamento. E para que ele não esquente muito rápido, os vasos dilatam na periferia do corpo para fazer essa troca de calor. Em compensação, os vasos que estão mais próximos ao coração entendem que está faltando água no organismo e ficam mais comprimidos. Então a frequência do coração aumenta para circular mais sangue”, explica.

Por isso, nestes dias de altas temperaturas, é fundamental ingerir mais água e outros líquidos.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política