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Economia


Postos de BH e região antecipam aumento e gasolina já é vendida por até R$ 5,64

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Gasolina no posto da bandeira Shell, na via Expressa, já é vendida por R$ 5,64 o litro — Foto: Marcio Panzera/O Tempo

Nesta terça-feira, Petrobras anunciou reajuste de R$ 0,41 na gasolina a partir de quarta

Alguns postos de combustíveis de Belo Horizonte e região metropolitana resolveram antecipar o repasse do reajuste no preço da gasolina e do etanol, anunciado nesta terça-feira (15/8) pela Petrobras. Segundo a empresa, o aumento do preço para as distribuidoras passa a valer somente a partir desta quarta-feira (16/8). Mas a reportagem de O Tempo já encontrou gasolina sendo vendida mais cara nesta tarde, por até R$ 5,64 o litro, no Auto Posto Expresso, da bandeira Shell, na Via Expressa, no Calafate. Com informações de O Tempo.

No posto Túnel BH, na av. Cristiano Machado, 71, no Concórdia, a gasolina está a R$ 5,59 o litro. No Auto Posto Sagrado Coração, na rua Firmo de Matos, 2.630, no Riacho das Pedras, em Contagem, o litro chega a custar R$ 5,55. Também em Contagem, o Shell Select, na Av. Pio XII, 45, no Água Branca, a gasolina é vendida por R$ 5,19 o litro.

Segundo o site de pesquisa Mercado Mineiro, o preço médio da gasolina em Belo Horizonte está em R$ 5,16, com mínima de R$ 4,89 e máxima de R$ 5,59. Com o reajuste, o preço médio pode ir a R$ 5,57, o mínimo a R$ 5,30 e o máximo pode chegar a R$ 6.

O diesel também ficará R$ 0,78 mais caro o litro, segundo a Petrobras. O preço médio para revenda para as distribuidoras será de R$ 3,80. Nos postos, segundo o site Mercado Mineiro, o preço do diesel em Belo Horizonte fechou julho em R$ 4,83, na média. Com o reajuste pode chegar a R$ 5,61.

Os postos de combustíveis são livres para estipular seus preços e o reajuste pode ser repassado na íntegra ou para mais ou menos.

Em maio, a Petrobras anunciou uma mudança na sua política de preços: caiu o fim da política de paridade de importação (PPI) do petróleo, que equiparava o preço dos combustíveis aos valores internacionais. Hoje, a empresa ainda leva em conta a base internacional, mas outros fatores internos, como valores regionais e margens da própria companhia, também pesam na precificação.

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