Publicado
1 ano atrásem
Por
Emilio CostaA Prefeitura de Santo Antônio do Monte está combatendo um incêndio criminoso no lixão do município. Segundo moradores, o fogo começou na última quinta-feira (20).
O departamento de jornalismo da Rádio 96,1FM recebeu denúncias de moradores sobre a fumaça tóxica que está tomando conta das comunidades do entorno. “Essa fumaça está chegando com muita força. Tem gente aqui com alergia; com problemas respiratórios. E nessa época do ano a qualidade do ar já não é tão boa”, disse um ouvinte que prefere não se identificar.
Nós entramos em contato com a prefeitura que informou que o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e tentou o combate com água e espuma, mas a estratégia não obteve sucesso. Por isso, equipes da Secretaria de Obras estão no local, conforme detalha o secretário Flávio de Oliveira Neto.
“Estamos com três caminhões e uma pá carregadeira combatendo o incêndio criminoso. Estamos aterrando o lixo e fazendo aceiros, para inibir a ação de vândalos que tem o intuito de atear fogo no aterro”, disse.
Ainda segundo o responsável pela pasta, foi desempenhado um trator de esteira para acomodação e compactação do lixo. “Mesmo com a entrada fechada, pessoas passam na área e colocam fogo nas laterais do aterro de forma clandestina. Estamos lá desde segunda-feira combatendo o fogo, mas dessa vez eles colocaram fogo pra todo lado em vários pontos”, completou.
Em 2014 foi criado em Nova Serrana, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro (CIAS), com o objetivo de buscar soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, o prefeito Léo Camilo, de Santo Antônio do Monte, é o presidente do consórcio.
Nós questionamos o Secretário Executivo do Cias Centro Oeste, Célio Cabral de Sousa Júnior, sobre o andamento pelo fim do lixão da cidade e também dos outros 33 municípios. Segundo ele, está sendo feito o estudo de modelagem e estruturação de projeto de gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana.
A consultoria é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e com base nas informações apuradas, o consórcio receberá a indicação da modelagem que atende às exigências da região e, dessa forma, estará apto a buscar parceiros e recursos, no âmbito dos Programas de Parceria de Investimentos (PPI), do governo federal.
A previsão é de que até dezembro de 2023 seja publicado o edital para selecionar a empresa que terá concessão do serviço pelos próximos 30 anos.
(VH News)
Manifestação por “Justiça para Gilberto Gomes dos Santos” reúne moradores em Santo Antônio do Monte
Motorista desaparecido em Lagoa da Prata é encontrado morto em Santo Antônio do Monte
Homem morre após ser atropelado por carro e motorista foge sem prestar socorro em Santo Antônio do Monte
Situação do abastecimento de água em Nova Serrana nesta segunda (18)
Motociclista morre após colisão frontal com caminhão na BR-494, Fazenda Paraná, em Nova Serrana
Curso gratuito para associados da CDL Nova Serrana aborda estratégias de venda e satisfação do cliente
Facebook Twitter WhatsAppO tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo deve prestar depoimento na Polícia Federal (PF) na próxima semana por suposto envolvimento...
Facebook Twitter WhatsApp No dia 14 de junho de 1909, o sexto presidente da República do Brasil, em exercício, morreu. Afonso...
Facebook Twitter WhatsAppOs vereadores da Câmara Municipal de Nova Serrana aprovaram na 38ª reunião ordinária de 2024, realizada nesta terça-feira...
Facebook Twitter WhatsAppFoi aprovada pelos vereadores a Moção de Aplauso de autoria do vereador Dué destinada ao Projeto D’Graça. A...
Facebook Twitter WhatsAppOs vereadores deliberaram nesta terça-feira, dia 19/11, durante a 38ª reunião ordinária, sobre o Projeto de Lei N°...