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Transportes


Nova Afonso Pena vai se espelhar nas soluções de trânsito das principais cidades do mundo

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Revitalização vai priorizar o transporte coletivo e verde, diz arquiteto - Breno Pataro/PBH

Membro do Comitê de Patrimônio de Belo Horizonte afirma que revitalização da avenida vai favorecer o transporte coletivo e sustentável; projeto final ainda não foi divulgado

A avenida Afonso Pena, uma das principais vias de Belo Horizonte, vai passar por mudanças em breve. A prefeitura da capital anunciou que toda a extensão da avenida mais importante do Centro da cidade vai ser revitalizada. E, segundo um especialista ouvido pela Itatiaia, a obra vai simplificar a vida de quem passa diariamente pelo “Centrão” de BH. Com informações de Itatiaia.

Flávio Carsalade, professor da Escola de Arquitetura da UFMG e membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural da PBH, destacou que a revitalização da Afonso Pena vai espelhar as grandes metrópoles mundiais em uma tentativa de melhorar o trânsito de pessoas e veículos na região Central.

“Em todas as cidades do mundo, a solução é priorizar o transporte coletivo. Sobre esse aspecto, essa reforma é positiva, sendo uma solução para o excesso de engarrafamento da região e uma forma de trazer mais conforto ao pedestre.

Detalhes da “nova Afonso Pena”

De acordo com o projeto aprovado pelo Conselho do Patrimônio Público, do qual Flávio Carsalade faz parte, a revitalização da Afonso Pena será focada em três pontos principais:

  • Faixas exclusivas e preferenciais para os ônibus;
  • Ciclovias ao longo de toda a avenida;
  • Tratamento da calçada com acessibilidade universal, privilegiando o trajeto à pé.

Segundo o arquiteto, a primeira versão do projeto previa “muita diminuição de área verde”, mas o substitutivo apresentado reduziu 90% dos cortes de árvores, diminuindo o prejuízo para a área verde da via. Essa mudança no projeto aconteceu após movimentos da sociedade e do próprio conselho. “Diria que o primeiro projeto foi reprovado por todos os lados”, afirma o arquiteto.

“O projeto inicial da Afonso Pena, criado pelo Aarão Reis no planejamento de Belo Horizonte, propõe uma força estética muito grande nos cruzamentos da avenida. Com as mudanças de tráfego que foram existindo, isso foi sendo descartado. O projeto anterior até piorava a situação. Essa é uma expressão muito peculiar da arquitetura da cidade que precisa ser valorizada. ”

O remanejamento de tráfico não vai envolver mudanças nos sentidos da avenida ou das ruas que cortam a Afonso Pena. A única exceção é no quarteirão da rua Cláudio Manoel, entre a rua Piauí e a Afonso Pena (Praça ABC). O tráfego da Cláudio Manoel seria invertido, fluindo para a Piauí ao invés de cair no encontro da Getúlio Vargas com Afonso Pena.

Foto: Reprodução/Google Street View

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