Esportes
América arranca empate contra o Bragantino e sai da lanterna do Brasileirão
Equipe alviverde marcou dois gols de pênalti com Aloísio Boi Bandido e se livrou da pontuação zerada na competição
O América conseguiu somar o seu primeiro ponto no Brasileiro. Nesta quarta-feira (10), diante do RB Bragantino, a equipe americana empatou por 2 a 2, com dois tentos marcados por Aloísio de pênalti. Com este um ponto, o time sai da última colocação e sobe para a 19ª posição. Com informações de O Tempo.
Vagner Mancini não pôde contar com o goleiro Cavichioli, titular absoluto do América, pois o jogador cumpriu suspensão após ser expulso na 4ª rodada no jogo contra o Cuiabá. Com o desfalque, Pasinato entrou no gol americano e fez grandes defesas.
Na tarde desta quarta-feira (10), o América afastou Nino Paraíba, citado em esquema de manipulação em jogos. O lateral, na época do Ceará em 2022, foi acusado de ter recebido cartão amarelo no dia 18 de setembro, contra o São Paulo, para ganhar dinheiro com apostadores.
1º tempo
A etapa inicial começou com duas grandes oportunidades do América, logo aos 2 e 5 minutos. Na marca dos 10, Bruninho subiu o pé e chutou Juninho dentro da grande área. Após revisão do VAR, o juiz marcou pênalti a favor do América. Na cobrança, Aloísio converteu e marcou o primeiro gol da equipe americana na partida.
Em seguida, o clube mineiro não conseguiu ser tão efetivo, o que acabou rendendo mais oportunidade ao time de Bragança Paulista. O gol do empate saiu em uma cobrança de falta na meia-lua, aos 32 minutos. Helinho marcou os dois tentos do Bragantino. Na primeira ele cobrou a falta direta para o gol, sem dar chances para Pasinato, já o segundo saiu aos 42, com Aderlan abrindo pela ponta direita com Helinho, fez o corte saindo da marcação de Felipe Azevedo e mandou a bola no canto direito do gol, colocando 2 a 1 no placar.
2º tempo
O segundo tempo começou mais ameno entre as duas equipes. A primeira aproximação a gol aconteceu aos 8 minutos, com a chegada de Bruninho, mas Ricardo Silva derrubou o adversário, sem falta, e conseguiu tirar a bola. Na marca dos 17, Pasinato fez uma grande defesa, após Vitinho cabecear em direção ao gol.
A principal oportunidade do América saiu aos 30, com a chegada de Renato Marques pela esquerda, mandou pela esquerda com Aloísio, que o chute a bola pegou no braço do defensor. O árbitro marcou o pênalti e na cobrança Boi Bandido converteu o segundo para o América, deixando tudo empatado. Aos 41 minutos Benitez chutou de fora da área, em um belo chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Escalações:
RB Bragantino: Cleiton; Aderlan, Eduardo Santos, Natan e Juninho Capixaba (Guilherme Lopes); Lucas Evangelista (Jadsom Silva), Matheus Fernandes e Vitinho; Helinho (Sorisso), Eduardo Sasha (Thiago Borbas) e Bruninho (Gustavinho). Técnico: Pedro Caixinha
América: Mateus Pasinato; Marcinho (Iago Maidana), Éder, Ricardo Silva e Nicolas (Danilo Avelar); Alê (Martínez), Juninho e Benítez; Felipe Azevedo (Mikael), Everaldo (Renato Marques) e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
Cartão amarelo: Eduardo Sasha, Thiago Borbas, Vitinho e Eduardo Santos (RB Bragantino); Marcinho, Éder, Martínez e Everaldo (América)
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)