O Fantástico mostrou, neste domingo (23), as imagens divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional que mostram a dinâmica da invasão ao Palácio do Planalto no dia dos ataques golpistas, em 8 de janeiro. Por g1 Fantástico.
Todas as imagens do circuito interno, que compreendem centenas de horas de gravação, foram liberadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e analisadas pelas equipes da TV Globo, do g1 e da GloboNews.
Elas mostram as falhas de segurança durante a ação e também a atuação de personagens-chave da sede da Presidência da República.
São mais de 500 horas de imagens do Palácio do Planalto no dia dos ataques. Cenas do exterior, dos salões e dos corredores que mostram a destruição promovida por vândalos e a dificuldade dos agentes que estavam no local para lidar com a situação.
No depoimento que prestou à PF na última sexta-feira (21), o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, disse que chegou à região do palácio pouco antes de 15h e ,”ao perceber a ineficiência das forças de segurança distritais para conter os ânimos exaltados e ações criminosas de alguns manifestantes, solicitou reforço por volta de 14h50 de efetivo ao Comando Militar do Planalto”.
A maior parte das câmeras do segundo andar foi destruída por vândalos ou parou de funcionar ao longo da tarde daquele dia, e não é possível saber a hora exata em que as prisões começaram